MEC E UEMA Oferecem Cursos Online Gratuitos Com Certificado

O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Maranhão (UEMA) anunciaram nesta sexta-feira (13/01) a abertura de milhares de vagas em cursos gratuitos online. Serão cursos com temáticas diversas, atendendo a vários públicos.

Todos os cursos serão disponibilizados de forma online. Os cursos são bem diversificados e voltados à comunidade geral. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a UEMA.

Todos os cursos terão certificados ao fim.

ESKADA | Cursos Abertos da UEMA
A plataforma Eskada foi criada pela UEMA em 2019, e hoje é acessado por estudantes de mais de 100 países/ créditos: reprodução/plataforma Eskada

A duração dos cursos dependerá da disponibilidade de tempo do aluno ou aluna para acompanhar as aulas na plataforma. As capacitações ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa maneira, o aluno ou aluna poderá acessar o curso conforme o tempo que possui à sua disposição. Além disso, é possível fazer quantos cursos quiser e de qualquer lugar do Brasil.

Cabe também ressaltar que os cursos não pedem formação mínima ou pré-requisitos. Assim, qualquer pessoa pode fazer qualquer um dos cursos. O certificado poderá ser emitido depois de se cumprir a carga horária e fazer as avaliações.

Como se inscrever?

Para realizar sua inscrição nos cursos oferecidos pelo MEC e UEMA, será preciso realizar um cadastro na plataforma Eskada. É possível fazer isso utilizando contas do Facebook ou Google, ou então usar um e-mail.

Feito isso, basta selecionar o(s) curso(s) desejado(s). É recomendado que se leia atentamente as informações antes de se inscrever. É importante ressaltar que cada formação possui uma carga horária específica. Ela fica disponível na página de inscrição.

Como funciona a plataforma Eskada?

A plataforma escada foi criada pela UEMA em 2019. Ela conta com conceitos atuais e inovadores, oferecendo cursos diversos para todos os públicos. De acordo com Ilka Serra, Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação, a ideia de renovação surgiu através da demanda de tornar o processo de certificados mais extenso. Assim, a iniciativa surgiu envolvendo outros elementos de acompanhamento e avaliação.

Desde sua concepção, a plataforma Eskada tem um projeto de oferecer conteúdos de maneira inovadora. A ideia é oferecer uma plataforma leve, que possa ser acessada com facilidade. Seus comandos são bastante intuitivos, não necessitando de conhecimento dos mais complexos.

No total, a plataforma desenvolvida pela UEMA conta com 83 mil estudantes. Há ainda pessoas de mais 100 países acessando acessando a plataforma. Ela oferece 56 cursos no seu amplo catálogo, além de mais de 3 mil atividades disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima