Um dos modelos mais esperados do plano de renovação da Nissan acaba de ser apresentado na Índia. Com lançamento naquele país asiático previsto para 2021, o Novo SUV Magnite de entrada da marca japonesa já está à venda naquele país com o preço inicial de 499 mil rúpias, o equivalente a R$ 35,2 mil. Já a versão mais cara, com motor 1.0 turbo e câmbio CVT, é pedido 945 mil rúpias ou R$ 66,6 mil na conversão direta. A expectativa é que ele chegue ao Brasil em 2022.
O Nissan Magnite é um pequeno crossover com apenas 4 metros de comprimento. Ele terá um papel importante no Brasil, tornando-se o modelo de entrada da empresa no lugar do March.
O Nissan Magnite nasceu como um projeto da Datsun, divisão de baixo custo da Nissan voltada ao mercado asiático. Como a Datsun será descontinuada, o veículo passou para a própria Nissan. O modelo é construído com a plataforma CMF-A+, uma versão modificada da arquitetura do Renault Kwid e que é usada também em variantes do subcompacto, como a minivan Triber e o futuro crossover Kiger.
A título de comparação, o Kwid tem 3,69 m de comprimento, 1,58 m de largura e 1,50 m de altura. Seu entre-eixos mede 2,42 m e o porta-malas comporta 300 litros. Ou seja, é razoavelmente menor. O Nissan Magnite, por sua vez, tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos mede 2,50 m, e o porta-malas tem capacidade para 336 litros.
Informações técnicas ainda não divulgadas
Como ainda não houve o lançamento – como dito, está previsto para 2021 -, a maior parte das informações técnicas ainda estão retidas pela empresa. O que se sabe é sobre o seu tamanho, como dito acima, além de algumas medidas importantes. Por exemplo, de que o novo SUV terá uma distância de 205 mm em relação ao solo e o porta-malas terá capacidade para 336 litros.
Na versão apresentada na Índia, o Magnite chega em quatro versões (XE, XL, XV e Premium) e com duas opções de motor e câmbio. O 1.0 3-cilindros aspirado a gasolina fornece 72 cv de potência e 9,7 mkgf de torque. Por sua vez, o 1.0 turbo produz 100 cv e até 16,3 mkgf, quando combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Com a caixa automática CVT, o torque máximo é de 15,4 mkgf.
Ambos os motores podem usar transmissão manual ou automática. No Brasil, ainda não é possível saber se o modelo do Magnite terá características similares.
Lançamento no Brasil de 2022
O lançamento da versão brasileira do Magnite está previsto para março de 2021-2022 com preço entre R$ 50 Mil a R$ 75 Mil do básico ao mais completo, e o crossover deve ser produzido em São José dos Pinhais (PR). Lá é onde está localizada a fábrica da Renault no Brasil.