A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) em parceria com o Instituto Coca-Cola, oferece um curso gratuito visando empregabilidade de jovens. A capacitação está com inscrições abertas. A ação tem por objetivo preparar jovens entre 16 anos e 25 anos para o mercado de trabalho. Em especial, é voltada a quem procura seu primeiro emprego.
O curso é oferecido pelo Coletivo Online, do Instituto Coca-Cola, do qual já falamos aqui. Atuando em todo o Brasil, o Coletivo tem o objetivo de alcançar jovens promovendo a chamada inclusão produtiva. Ao concluir qualquer curso gratuito e online oferecido no programa, abre-se um campo importante de possibilidades.
Alunas e alunos concluintes, assim, terão acesso gratuito para se cadastrar numa comunidade de vagas exclusivas. Dessa maneira, poderão contar com oportunidades de emprego em mais de 400 empresas parceiras do Coletivo.
A lista completa de cursos oferecidos pode ser encontrada no site da OELA, no endereço www.oela.org.br/cursos. Além dos cursos, há diversas outras iniciativas, como voltadas à geração de renda, educação e políticas públicas.
Preparação para o mercado de trabalho
De acordo com o educador social da OELA, Diego Freitas, ao final do curso, o aluno estará com um currículo mais atrativo em mãos. Por isso, estará bem mais confiante para participar de entrevistas e processos seletivos.
“As aulas do curso que tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, duram cerca de 15 a 20 dias, dependendo do desempenho dos alunos na plataforma. Depois de matriculado, o aluno só precisa ter acesso à internet para assistir as aulas pelo próprio aparelho celular”, disse ao G1 Amazonas.
Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (92) 99462-0721.
Sobre a OELA
A OELA é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Atuando há mais de 20 anos, a organização desenvolve projetos de cunho participativo. Sua atuação se dá nos campos educacional, popular, musical e socioambiental.
A OELA foi fundada em 20 de março de 1998, no bairro Zumbi dos Palmares – Manaus, por Rubens Gomes. Inicialmente, a organização teve suas atividades com o projeto a Lutheria. Tratava-se de uma ação voltada a ensinar o público jovem e adolescente a confecção de instrumentos musicais de cordas dedilhadas e caixa de ressonância, com uso de madeiras amazônicas manejadas e certificadas.
De lá pra cá, as atividades da organização se diversificaram, gerando muitas oportunidades a jovens e adolescentes da região. A OELA tornou-se uma referência na Amazônia, reconhecida pelo Ministério da Cultura (MEC) e pela UNICEF.