fbpx

Prefeitura de Caxias do Sul intensifica combate a COVID-19

Desde que o primeiro caso do COVID-19 foi registrado em março deste ano, a Prefeitura de Caxias do Sul esteve engajada e presente no combate a pandemia. Hoje são quase 7 meses desde o primeiro caso na segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, sendo que o combate do poder público e da rede hospitalar tem sido bastante elogiado desde então.

Confira aqui quais foram e continuam sendo as principais ações da Prefeitura da principal cidade da Serra Gaúcha no combate a pandemia:

Proteção aos habitantes de rua é uma prioridade

Esta foi uma das primeiras ações, buscando proteger aos habitantes em condições de rua. Como não tivemos a Realização da Festa da Uva neste ano, os moradores de rua foram abrigados nos pavilhões. Os números relatam que pelo menos 500 pessoas em vulnerabilidade social na cidade foram atendidos, tendo direito a alimentação, banho e cama.

Ações junto a Secretaria Municipal de Urbanismo

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), teve desde o início dos decretos lá em março, uma atuação fundamental no combate a propagação do vírus. Mais de 10 mil denúncias foram feitas através do telefone 156. E também tivemos milhares de vistorias que foram feitas e ajudaram a interditar zonas de risco na cidade.

As Unidades de saúde também se estenderam assim como a Secretaria Municipal de Urbanismo, oferecendo ajuda a quem apresentasse sintomas como tosse, febre e falta de ar.

Reforço de leitos que chegaram antes do período mais drástico

O mês de Junho chegava e todo o estado do Rio Grande do Sul já sabia do que poderia passar, ainda mais pelas baixas temperaturas que tomam conta do estado nessa época. A Prefeitura agiu corretamente e concentrou novos leitos no Hospital Geral, sendo pelo menos 8 novos.

No início do ano, eram 34 leitos e até o presente momento, mais de 50 nas unidades da cidade. A ampliação da capacidade do hospital foi visto como passo vital no combate ao Covid-19.

Total de investimentos durante a pandemia

Para o enfrentamento do Coronavírus, o município recebeu recursos específicos no total de R$ 51.935.527,04. Desse total, mais de 85% vieram de portarias federais. Destes recursos, R$ 40.410.833,23 foram em materiais, equipamentos de proteção individual, estruturas internas, compras de testes, ampliação de hospitais e aberturas de unidades de campanha, leitos, custo de folha de pagamento nos profissionais no combate a pandemia e outros custos adicionais ainda não relatados.

Depoimento do Prefeito de Caxias do Sul

Para o Prefeito Flávio Cassina, a pandemia trouxe uma nova união na cidade e um aumento da preocupação com a saúde. “Somente com muito diálogo e transparência que podemos conseguir resultados positivos”, afirmou o prefeito de Caxias do Sul.

Número de casos e mortes

Até o presente momento, o município teve 9.877 casos confirmados e 163 mortes. Lembrando que esses dados tem em conta o que a própria Prefeitura publicou até 22/Outubro/2020.

Folha Sudoeste


Leia Este

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

O sonho de todo o jovem brasileiro ao completar sua maioridade, é tirar sua licença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *