fbpx
Golpes Pelo WhatsApp Cuidado

Vale-Gás? Falso Programa Social, Na Verdade, é Um Golpe

Golpes Pelo WhatsApp CuidadoCircula por grupos de Whatsapp uma mensagem que diz o seguinte: a prefeitura irá oferecer um vale-gás no valor de R$ 90. Ela não especifica qual prefeitura, tendo sido identificada em várias cidades do Brasil. A oferta tentadora, sobretudo tendo em vista os constantes aumentos no preço do gás de cozinha, na verdade, é um golpe.

A mensagem que circula no Whatsapp  diz que para a pessoa receber o suposto benefício, deverá apenas clicar em um link e inserir seus dados pessoais. Trata-se de uma armadilha para que o usuário passe adiante informações sigilosas, como e-mail, número telefônico, CPF, senhas, dados bancários, entre outros.

No Rio de Janeiro, a prefeitura emitiu um comunicado afirmando que se trata de um golpe. Em Betim, Minas Gerais, a prefeitura também emitiu comunicado alertando para que as pessoas não caiam nesse golpe. Diante da disseminação dessa tentativa de golpe disfarçada de programa social, várias outras prefeituras e órgãos ligados a elas tem dado informes nesse sentido.

O que fazer caso receber essa mensagem?

Primeiramente, é preciso ter cuidado sempre que receber mensagens que falam sobre inscrições em programas sociais. É regra que as inscrições para eles se deem nos canais governamentais, federal, estadual ou municipal, ou de empresas e autarquias públicas. Antes de inserir dados, é fundamental  uma pesquisa sobre onde se está inserindo tais dados.

Mesmo quando o programa social está ligado a alguma empresa privada, algum tipo de informação em canais responsáveis de algum dos níveis de governo, em geral, normalmente é encontrado.

Mas uma vez recebido, é preciso alertar que se trata de um golpe. Este golpe, especificamente, circula bastante em grupos de aplicativos de mensagem, como Whatsapp e Telegram. Uma vez recebido o link e a mensagem do suposto Vale Gás ou similares em um destes grupos, denunciar o golpe aos demais participantes é sempre importante.

Além disso, cabe reforçar que não se deve encaminhar essas mensagens, ajudando na sua circulação.

Veja outros Golpes pelo Zap ou pela Internet: Programa Merenda Em Casa, Novo Golpe Da CNH Gratuita.

Crimes virtuais

Em épocas como de eventos como a black friday ou de compras de fim de ano, multiplicam-se golpes virtuais em virtude do aumento de compras e aquisição de serviços online. É preciso ter em vista canais de denúncia contra esses golpes, tanto diante de se receber mensagens desse tipo quanto no caso de quem for vítima de tais golpes.

Nas maiores cidades do Brasil já existem diversas delegacias de crimes virtuais. Mesmo noutras menores, é possível fazer boletim de ocorrência no caso de se cair nesse tipo de golpe. Além disso, as prefeituras possuem canais específicos de denúncia.

No caso de falsos programas sociais, é fundamental denunciar os golpes aos governos municipais, estaduais ou federal para que alertas sejam emitidos.

Folha Sudoeste


Leia Este

Grife De Luxo Christian Dior

Coleções De Luxo Da Grife Christinan Dior

O criador da Christian Dior S.A, chamado Christian Dior (Nascido em 1905 e falecido em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *