fbpx
ANAC proíbe Itapemirim de retomar venda de passagens aéreas

ANAC proíbe Itapemirim de retomar venda de passagens aéreas

A proibição vai valer até que a empresa promova a recomendação de passageiros afetados e faça o reembolso integral da passagem aos consumidores. A Agência Nacional de Aviação civil (Anac) proibiu no dia 7 deste mês, por meio de medida cautelar, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) de retomar a venda de passagens aéreas até que as empresas adotem medidas de ações corretivas.

Entre as medidas exigidas pela Anac, estão reacomodação de passageiros, reembolso integral da passagem aérea aos consumidores e respostas ao cliente sobre todas as reclamações registradas na plataforma consumidor Gov.br. Em 17 de dezembro, a empresa suspendeu todas as operações, deixando milhares de passageiros sem voo às vésperas do natal. Vários consumidores protestarem pelos aeroportos do país, o que mostrou ainda mais a imagem negativa da Itapemirim nesse momento.

Na data que a ITA interrompeu as suas atividades, a Anac já havia suspendido o certificado de Operador Aéreo (COA) e a venda imediata de passagens até resolver as pendências com todos os passageiros.

Crise da Itapemirim: De voos cancelados até o atraso para pagamento dos salários dos empregados

A época, a companhia justificou a paralisação das atividades em função de uma “reestruturação interna”. Na primeira semana de janeiro, o Ministério Público de São Paulo pediu à justiça a decretação da falência da Viação Itapemirim e do grupo ITA Transportes Aéreos.

A solicitação ainda incluiu o bloqueio de bens do dono da empresa. A promotoria afirmou que os gestores trataram de tirar o capital que estava alocado na linha de ônibus para criar a sua frota aérea, que no momento se encontra suspensa. A empresa está em recuperação judicial desde 2016 e deve cerca de $253 milhões aos credores, além de $2,2 bilhões em tributos. Porém mesmo com todos os problemas financeiros, a empresa tratou de criar a sua companhia aérea, a ITA.

Sobre Itapemirim

A Aviação Itapemirim S/A, com a sigla (ITA), é uma empresa de transporte rodoviária originalmente brasileira. Fundada em 4 de julho de 1953, no município de Cachoeiro de Itapemirim, do estado do Espirito Santo pelo empresário Camilo Cola, e o transporte ITA hoje se consolida por uma das viações mais utilizadas por passageiros que viajam pelo Brasil, sobre tudo pela região do Nordeste.

A empresa foi pioneira em utilização de ônibus de 3 eixos no Brasil. A Itapemirim também se destaca por ter sido uma das primeiras em ramo de transporte do País a equipar seus veículos com tacógrafos. Além disso a empresa atende em diversas capitais do País.

A Viação Itapemirim pertence à um grupo honônimo, formado por um conjunto de grandes empresas, não apenas do setor de transportes:

  • Viação Itapemirim S/A
  • ITA transportes aéreos
  • Viação Caiçara S/A – posteriormente rebatizada de Kaissara (empresa rodoviária que opera linhas curtas)
  • Rede Flecha (Hotelaria e Alimentação)
  • Imobiliária Bianca
  • Cola Pneus
  • Itapemirim Transportadora
  • Gráfica e editora Itabira

Visando se tornar uma marca mais atualizada e aproximar-se cada vez mais da divisão aérea, a Itapemirim ônibus também é chamada de “Ita” constantemente em materiais de divulgação em suas redes sociais.

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *