Home / Geral / Aprenda Como Realizar a Consulta De Valores Do FGTS

Aprenda Como Realizar a Consulta De Valores Do FGTS

A cada tempo, geralmente todos os anos, os trabalhadores que possuem valores do FGTS podem realizar um saque extra no valor de até R$ 1 mil. O saque extraordinário é uma MP que foi aprovada pelo Governo Federal, através de uma Medida Provisória, com o objetivo de poder girar a economia.

O objetivo da medida foi estimular o consumo e a atividade econômica no país, uma vez que os valores sacados poderiam ser utilizados pelos trabalhadores para pagar dívidas, fazer compras ou investir em negócios.

Vale lembrar que o saque complementar do FGTS foi uma medida temporária e que, atualmente, não está mais disponível. No entanto, existem outras situações em que é possível sacar os valores do FGTS, como em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, compra de imóveis, entre outras.

De onde chegam os valores do FGTS?

Os valores depositados no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) são oriundos das contribuições dos empregadores, que devem depositar mensalmente o equivalente a 8% do salário dos seus funcionários em contas individuais do FGTS.

Essas contas são vinculadas ao trabalhador, e os valores depositados só podem ser sacados em situações específicas, como aposentadoria, demissão sem justa causa, compra de imóveis, entre outras.

Além do depósito mensal obrigatório, o FGTS também pode receber recursos de outras fontes, como multas aplicadas aos empregadores por descumprimento de leis trabalhistas, juros e correção monetária sobre os valores depositados, entre outros.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é gerido pela Caixa Econômica Federal  que é responsável pela gestão das contas e pelo pagamento dos benefícios aos trabalhadores, veja mais: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/.

Como realizar o saque facultativo?

A primeira coisa que deverá realizar é verificar se você atende aos requisitos para realizar o saque facultativo do FGTS. De acordo com a legislação, é possível realizar o saque do FGTS em situações como aposentadoria, doenças graves, compra de imóveis, entre outras. Consulte a lista completa de situações no site da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela gestão do FGTS.

Caso você esteja dentro das situações permitidas para o saque, você deve reunir a documentação necessária para comprovar a sua situação. Por exemplo, se você deseja sacar o FGTS para comprar um imóvel, precisará apresentar a documentação do imóvel e a comprovação da sua renda.

Confira a seguir como realizar o processo do saque e consulta dos valores online:

  1. Na página inicial, selecione a opção “Saque FGTS” e em seguida, escolha a opção “Saque Aniversário” ou “Saque Rescisão”.
  2. Selecione a conta que deseja realizar o saque e informe o valor desejado. Em seguida, preencha os dados pessoais e anexe os documentos comprobatórios.
  3. Verifique as informações preenchidas e confirme o pedido de saque. O valor será creditado na sua conta em até 5 dias úteis, dependendo do tipo de saque solicitado.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado em 1966, através da Lei nº 5.107, durante o governo do presidente Castelo Branco. Mesmo com mudanças no sistema democrático do país, ele permanece até os dias de hoje.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Estabilizador de Celular Eficiente

Estabilizador Para Celular Bem Eficiente e Barato

Se você é apaixonado por fotografia e fazer vídeos para tiktok, sua rede social ou ...