fbpx

Como obter a Carteira Do Idoso

Como obter a Carteira Do Idoso

A carteira do idoso, permite ao mesmo utilizar o transporte público de uma forma totalmente gratuita, ou com 50% de desconto nas viagens que costumam ser pagas de estado para estado.

E se você é idoso e tem mais de sessenta anos, e recebe no máximo 2 salários mínimos, e não tem uma renda comprovada, você tem o direito de pedir a sua carteira do idoso, para poder viajar grátis ou com descontos bem legais.

Sua carteira pode ser feita por meio do CRAS (centro de referência da assistência social) da sua cidade, e agora você vai conferir abaixo como você pode solicitar a sua carteira do idoso.

Por outro lado se você quer somente Carteira do Idoso para ESTACIONAMENTO, veja abaixo

O que preciso fazer

Para obter sua carteira do idoso, você vai precisar do seu número do NIS (número identificação social), e o número do seu cadastro no CadÚnico, e caso você não saiba o número do seu NIS, você pode fazê-lo no próprio CRAS.

E também pode fazer seu número em algum oposto do INSS (instituto nacional do seguro social), mas caso você já tenha o número do NIS, é só pedir sua carteira do idoso na assistência social da cidade em que reside, ou se deslocar ao CRAS.

Vale ressaltar que é necessário que você fique bem atento com as datas, porque você só pode pedir sua carteira do idoso noventa dias após o seu credenciamento, ou ao atualizar os dados do seu CAdÚnico, e sua carteira vai demorar até 120 dias após sua solicitação, para estar pronta.

Mas caso você se encontre com muita pressa e precisa viajar com extrema urgência antes dessa data, você pode pedir para que te forneçam uma declaração que é provisória, mas ainda assim possui as mesmas funções da sua carteira do idoso.

Veja Mais informações pela página do Governo Federal: www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/saiba-como-solicitar-a-carteira-do-idoso.

Requisitos e documentos necessários

Vale ressaltar que se você já tem renda comprovada maior que 2 salários mínimos, você não vai conseguir pedir sua carteira, mas os requisitos, se você não tem uma renda mensal comprovada são:

  • Carnê que consta sua contribuição para com a Previdenciária;
  • Extrato ou declaração que comprove que você recebe benefício do INSS;
  • Sua carteira do trabalho com as anotações mais recentes;
  • Os contracheques de seus pagamentos.

Viagens interestaduais

Para que você solicite seu bilhete da viagem do idoso, ou bilhetes com descontos, você deve ir ao guichê da empresa do transporte em que você quer viajar.

Você precisa levar o comprovante que recebeu, e qualquer documento com foto que comprove a sua identidade, e vale lembrar que você precisa solicitar seu bilhete, no tempo mínimo de três horas, antes da hora em que você vai viajar.

Quem tem direito

À princípio, a carteira do idoso é um direito de todo idoso que tiver a idade acima de sessenta anos, e realmente não tiver as devidas condições de arcar com sua própria despesa, e o mesmo precisa receber até, ou menos que 2 salários mínimos em sua renda de todos os meses.

A carteira do idoso ganhou uma grande proporção e já é utilizada por uma boa quantia de idosos, que já passam os benefícios e informações do programa um para o outro.

Como fazer Carteira do Idoso Para Estacionamento

Carteira de vaga especial ou Estacionamento você vai precisar entrar na página do Detran do seu estado ou da prefeitura, veja:

Para São Paulo é o Detran responsável: www.detran.sp.gov.br/cidadao/veiculos/fichaservico/cartaoIdoso.

Para o Paraná o Detran PR: www.detran.pr.gov.br/servicos/Veiculo/Idosos-e-pessoas-com-deficiencia/Emitir-credencial-de-estacionamento-para-idoso

Folha Sudoeste


Leia Este

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

O sonho de todo o jovem brasileiro ao completar sua maioridade, é tirar sua licença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *