fbpx
dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego: Veja o que fazer e o que evitar

dicas de como se comportar em uma entrevista de empregoQuando chega a hora da tão sonhada entrevista de emprego, os candidatos costumam reagir de duas formas: alguns se mostram bastante confiantes, porém outros acabam ficando nervosos, se atrapalham e perdem uma grande oportunidade pensando em suas carreiras.

Na hora da entrevista de emprego, é fundamental que o candidato se direcione de forma assertiva ao seu entrevistador. Para cada pergunta, não hesite em dar respostas claras e olhando para o entrevistador, não desviando olhar, isso para mostrar segurança.

Inclua as suas habilidades e competências durante uma entrevista de emprego

A situação de estar sob avaliação não deve ser levada como tensão, pois é necessário que o candidato inclua todos os pontos que são como habilidades, pois lembre-se que é você quem está sendo entrevistado. Ainda que você esteja em uma entrevista informal, é importante que você não tenha nenhuma recomendação negativa anterior de outros chefes.

Coloque sempre em foco os seus objetivos pessoais e as mudanças ocorridas na empresa durante o período da sua atuação. Não comente apenas do que você está acostumado em fazer na sua função, mas como é a sua relação com os colegas, principalmente se você é uma pessoa bastante comunicativa.

Tenha cuidado ao comentar sobre os seus empregadores anteriores

É comum que alguns recrutadores deixem o candidato à vontade para falar dos seus empregos anteriores, porém, esse é um ponto que deve ser visto com atenção. Ainda que você esteja em uma entrevista informal, é muito importante que você não fale mal de nenhum empregador anterior, ainda que tenha tido questões de problema pessoal.

Coloque em foco os seus objetivos pessoais e as mudanças ocorridas na empresa durante o seu período de atuação. E outro ponto que todos os recrutadores irão ficar de olho, é em relação ao seu comportamento corporal. Sim, eles não ficam de olho apenas no que você diz, mas também em suas expressões.

Evite cruzar os braços e pernas

O seu corpo transmite uma mensagem através de gestos, fala e tom de voz. Mas isso não é tudo. Em qualquer entrevista de emprego, não é recomendado que você cruze os braços e pernas. Desviar olhares quando estiver falando com o entrevistador é um ponto muito negativo, isto é, é muito importante que você mantenha contato visual com o empreendedor, além de apertar firme a mão do entrevistador.

Outro ponto importante é construir uma narrativa e que deve ocorrer de forma direcionada. Por isso, é necessário que o candidato também realize a análise do seu próprio currículo. A cultura da empresa também é muito importante para contratar um candidato, sendo assim é através da cultura tradicional dessas empresas que você deverá direcionar as suas respostas.

E de nenhuma maneira você como candidato, deve esquecer de detalhes do seu currículo, porque uma hora ou outra irá ser perguntada. Faça uma análise de todas as suas experiências profissionais durante a entrevista para a vaga de emprego. Quando for comentar sobre as suas qualidades, busque direcionar soluções, sugestões e ideias que podem ser implementadas por você caso a empresa deposite confiança nos seus serviços. Não faça perguntas como o salário antes de ser aprovado, isso poderá lhe render um desconto na avaliação.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *