fbpx
Governo de MG informa protocolo para volta das aulas presenciais

Governo de MG informa protocolo para volta das aulas presenciais

Os professores da rede estadual em Minas Gerais vão retornar presencialmente as atividades nesta semana. O Governo do Estado protocolou um pedido na última sexta-feira (2) para que fosse possível o retorno das aulas presenciais.

Conforme o que foi estabelecido pelo Governo de Minas, as escolas devem começar a receber os alunos que estão no ensino fundamental e também no terceiro ano do Ensino Médio. As atividades do Ensino Médio devem começar no próximo dia 12 e irá depender de como se dê o período prévio no Ensino Fundamental.

Escolas vão precisar cumprir os protocolos sanitários contra a COVID-19

As escolas vão precisar cumprir os protocolos sanitários contra a COVID-19 e de acordo com a Secretaria de Educação, a retomada apenas irá ser permitida para as escolas que cumprirem os protocolos requisitados para a volta das aulas presenciais. A expectativa é que 90% das escolas já estejam prontas para atender os requisitos.

A retomada está planejada para ser feita com o máximo de segurança, sendo que todas as escolas da rede de educação básica vão precisar cumprir um “checklist” que será preparado e entregue a cada escola. Se espera que mais de 3.000 escolas em Minas Gerais cumpram o checklist, o que representa 90% da rede no estado.

Protocolo proíbe o uso de celulares nas cantinas

Mais um ponto muito importante que as escolas da rede de ensino médio vão precisar cumprir, é que ficará proibido neste momento o uso de celulares nas cantinas de escolas. Além disso, as escolas vão ter de garantir o distanciamento de um metro e meio entre os alunos por meio de marcadores no chão.

As escolas irão estabelecer o distanciamento de um metro e meio entre os alunos por meio de marcações no chão. A limpeza das instalações se faz obrigatória para todas as unidades de ensino e para estes lugares, o uso de celulares também está proibido.

O documento ainda estabelece que as escolas vão precisar informar por meio de cartazes sobre a importância do uso das máscaras e da limpeza das mãos com álcool em gel em até 70%. Os cartazes só podem conter uma linguagem verbal e nunca verbal.

Sindicato de professores de MG pediu que os pais não enviassem os alunos as escolas

A autorização do Governo de Minas Gerais para o retorno das aulas presenciais no estado não agradou ao Sindicato dos Professores, que se pronunciaram publicamente pedindo que os pais não enviam os seus filhos as escolas pensando no bem deles.

De acordo com o Sindicato dos Professores, a permissão do retorno das atividades escolares não deve acontecer em cidades que estejam na onde vermelha do “Minas Consciente”. O programa foi criado pelo Governo para uma melhor gestão da pandemia no Estado.

Paulo Henrique Santos Fonseca é um dos membros do Sindicato de Professores de Minas Gerais e para ele o momento é contraditório para “retorno das aulas”. Ele também completou falando que pode se tratar de uma posição ideológica acima de tudo, explicando as contradições em um momento tão complicado.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *