MEI: 70% ainda não fez o envio da declaração anual

30 de junho é a data limite para que o MEI possa organizar toda a documentação e enviar a sua Declaração Anual do Simples Nacional. Infelizmente ainda vemos muitos MEIs que nem começaram o processo de declaração, que de acordo com a plataforma MaisMei, 70% dos usuários ainda não começaram a sua declaração anual.

É muito importante realizar a entrega da Declaração Anual. Caso o MEI não faça esse procedimento dentro do prazo, ele poderá entregar o informativo com atraso a partir do mês de julho, porém vai receber algumas cobranças até resolver as pendência.

Entretanto, no mês de agosto, para realizar a declaração a partir desse período, já ficou definido que será aplicada uma multa de 2% ao mês sobre o valor declarado, com um pagamento mínimo de R$ 50,00, não podendo ultrapassar os 20% do valor que foi declarado.

Declaração do MEI não tem nenhuma relação com o Imposto de Renda

Esse procedimento ainda gera muita confusão entre os brasileiros, porém a declaração do MEI não tem nenhuma relação com a declaração do Imposto de Renda para pessoa física. Todo microempreendedor individual é obrigado a realizar a DASN, mesma que a sua empresa não tenha obtido rendimentos ao longo do último ano de exercício.

Para ter mais facilidade na hora em que for realizar o preenchimento de sua declaração, é importante seguir algumas dicas e ter um controle financeiro ao longo do ano. Todo o faturamento bruto que foi obtido do seu negócio precisa ser informado, com os valores que foram obtidos seja com a emissão ou não das notas fiscais.

Neste momento, existe um faturamento anual do MEI que é de R$ 81 mil anuais, sendo que caso o faturamento ultrapasse o valor em até 20%, será preciso pagar alguns tributos a mais pelo valor que excedeu.

Muita atenção durante o preenchimento do campo de valores

No momento de preencher o valor que foi adquirido ao longo de 2021, vai ser mostrado o campo de “Receita de comércio e indústria” e “Receita de prestação de serviços”, onde deverá escolher apenas um campo, referente ao campo de atividade que corresponde à sua empresa.

Após preencher a sua declaração do MEI, vai ser apresentado um resumo, para que confira todos os valores que você pagou de suas contribuições ao longo de 2021. Confira com atenção se todos os valores estão corretos e se perceber que algo não estiver correto mesmo que seja um processo muito lento, a melhor coisa a se fazer é realizar um processo de análise para poder corrigir antes do período da declaração. Mas corre lá, é só até amanhã!

É muito vantajoso se regularizar como Microempreendedor Individual, garantindo uma série de benefícios previdenciários. O MEI ao realizar suas contribuições mensais, garante o direito de aposentadoria, além de outros benefícios, como o Auxílio-Doença no caso de ele estar incapacitado de realizar as suas atividades, além de outros direitos.

Esse artigo sobre a declaração anual do MEI lhe foi útil? Se sim, aproveite e deixe um comentário positivo ao final deste artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima