fbpx
Nubank na ponta dos melhores bancos do Brasil

Nubank na ponta dos melhores bancos do Brasil

O ranking da Forbes que avalia os melhores bancos do mundo , colocou o banco digital Nubank no primeiro posto em uma lista que avalia as 15 principais instituições financeiras no Brasil. O ranking tratou de avaliar uma série de questões, desde a satisfação dos clientes, a confiança pelos serviços prestados e a digitalização desses serviços.

Assim pelo quarto ano consecutivo, o Nubank se destaca no topo entre as instituições financeiras do país Desde a última edição, que aconteceu em abril de 2021, o cenário econômico do país vem passando por momentos bastante distintos. A inflação que estava em 6,76% neste momento, chegou a ser de 11% em 2021.

Houveram profundas alterações na taxa básica de juros Selic, que é a taxa básica de juros da economia e determinada pelo Banco Central. A taxa de juros que estava em 2,75% em abril de 2021, passou para os atuais 11,75%. Esse aumento costuma ser muito positivo para os bancos, pois permite que as instituições financeiras façam mais spreads, que é o momento onde elas tomam o dinheiro antes de realizar empréstimos com juros maiores.

Grandes bancos do Brasil cresceram ao longo do último ano

Considerando esse cenário, os maiores bancos do Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) ganharam juntos, o maior lucro do ano desde 2019: R$ 81,6 bilhões. O que mais chama a atenção é que apesar dessa super arrecadação, nenhum deles ficou nas cinco primeiras posições da lista, que foi praticamente tomada por fintechs como o Nubank e Banco Inter.

Destaque para o Digio, que chega para ser o mais novo integrante da lista, deixando para trás o Banrisul. Todos os indícios mostram que os bancos digitais é que vão ditar a tendência da economia também nos próximos anos.

Banco Inter começa a sua caça ao Nubank

Em 2021, o Nubank lançou o seu tão aguardado IPO em Wall Street, o que contribuiu para que a instituição financeira chegasse ao posto de mais rica da América Latina. Os seus atuais CEOs são David Vélez e Cristina Junqueira e a empresa tem a sua sede na cidade de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco Inter aparece na segunda posição do ranking, neste momento se apresentando como o maior rival do Nubank. Seu CEO é João Vitor Menin e a sede da empresa situa-se na cidade de Belo Horizonte.

O C6 Bank também manteve a sua mesma colocação de 2021 e segue nos calcanhares dos principais líderes. Seu CEO é Marcelo Kalim e a sua sede também situa-se na cidade de São Paulo.

Para completar este Top 5, aparece Sicredi e PagBank. O Sicredi é o único banco da região Sul na lista, com sede em Porto Alegre. O PagBank também se mostra como um dos maiores destaques da lista, mostrando que o sucesso do Nubank não é por acaso e mostra como o modelo digital de economia chegou de fato ao Brasil e também em outros países da América Latina, como Colômbia, México e Argentina, as outras grandes potências da região.

Folha Sudoeste


Leia Este

Salário mínimo vai chegar a 1.294?

Salário mínimo vai chegar a 1.294?

A última previsão estima que em 2023 o Salário mínimo vai chegar a R$ 1.294, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *