fbpx

Perigo Superfungo Encontrado Em Hospital Baiano

Alerta! Está sendo reforçado mais uma vez sobre as devidas precauções mediante a possibilidade do surto de um fungo chamado Candida Auris no país, o denominado de Superfungo foi encontrado num paciente que havia sido contaminado pelo novo vírus Coronavírus na Bahia, sendo que o Superfungo foi encontrado em uma paciente que estava se tratando na Unidade da terapia Intensiva (que é a UTI) na cidade da Bahia.

O comunicado está servindo de alerta a todos por meio da Anvisa (que é a agencia Nacional da Vigilância Sanitária), que advertiu a complexidade e a alta taxa da letalidade do organismo do ser humano, e o infectologista Antônio Bandeira que está integrando a diretoria de vigilância epidemiológica na Bahia, acabou comunicando o que o Superfungo Candida Auris pode fazer em um ser humano.

E segundo ele infecções que afetam a corrente sanguínea, doenças sistêmicas, infecções em feridas pós cirurgia, até mesmo as infecções chamadas otológicas, são o que o Superfungo causa em um ser humano, e ele ainda ressalta que o Candida Auris é um tipo de fungo mais encontrado nos ambientes hospitalares, e sua principal característica é ser mais resistente aos chamados antifúngicos.

Como é possível ser infectado

A contaminação pelo Candida Auris pode acontecer no próprio contato com outras pessoas, superfícies ou até mesmo equipamentos que estejam contaminados, atingindo mais ainda as pessoas que tenham ou estejam com seu sistema de imunidade enfraquecidos, ou em pacientes que estejam internados em algum hospital, como no caso do paciente que ressaltamos acima, que preencheu esses dois quesitos.

O fungo é característico por se espalhar dentro de hospitais, por meio das próprias mãos dos profissionais da saúde, indo a outros pacientes, principalmente no caso dos pacientes que se encontrem mais debilitados por doenças, ou com baixa imunidade seja esse qual for o motivo ou a causa.

O que esse Fungo é capaz de causar?

Dentro do organismo de um ser humano, como já citado acima esse fungo consegue causar desde as infecções que tenham relação com as feridas cirúrgicas como as infecções generalizadas, por causa da possibilidade que as correntes sanguíneas sejam atingidas, dessa forma os sintomas que o fungo causa são sintomas como febre, fadiga e dores até mesmo podendo levar ao óbito ao menos em sessenta por cento dos casos.

Isso pode acontecer principalmente se o paciente estiver de antemão com qualquer outro tipo de doença, por isso e pela resistência desse fungo aos tratamentos é que se torna difícil tratar os pacientes que se encontram infectados pelo Superfungo, lembrando que nos casos da infecção com o Superfungo somente se pode utilizar medicamentos prescritos pelo médico, para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Ainda segundo Bandeira o problema mais grave é que esse fungo consegue colonizar alguns pacientes, ou seja, nem sempre ele causa uma doença, mas se coloniza portanto os pacientes infectados passam a ser uma forma para a transmissão, isso pode acontecer dentro do próprio hospital, sendo a transmissão em outros pacientes.

Folha Sudoeste


Leia Este

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

O sonho de todo o jovem brasileiro ao completar sua maioridade, é tirar sua licença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *