fbpx
Celesc Programa Eficiência Energética

Programas Substituem Refrigeradores e Lâmpadas De População De Baixa Renda

A Companhia Energética de Brasília (CEB) iniciou, nesta segunda-feira (21), na Estrutural, as ações do programa Agente CEB. Este programa terá como objetivo auxiliar e orientar moradores de regiões mais pobres do Distrito Federal para o uso racional de energia elétrica. Para tanto, vários técnicos da distribuidora promovem palestras educativas, além de trocarem lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. Além disso, haverá substituição de refrigeradores antigos, que consomem muita energia, por aparelhos novos e mais eficientes.

No âmbito do programa, todos os equipamentos serão oferecidos pela CEB Distribuição contam com o selo Procel, o que garante a qualidade e a eficiência dos produtos.

Um programa semelhante está acontecendo em Santa Catarina. O programa desenvolvido pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) chamado “Sou Legal, Tô Ligado”: www.celesc.com.br/listagem-noticias/projeto-sou-legal-to-ligado-comeca-a-beneficiar-familias-na-grande-florianopolis visa substituir chuveiros, lâmpadas e refrigeradores antigos por equipamentos mais novos em famílias de baixa renda da região. As ações do programa terão início em janeiro de 2021.

No programa catarinense, os chuveiros ineficientes serão substituídos por chuveiros com trocadores de calor, as lâmpadas, por lâmpadas de LED, as geladeiras em condições precárias, será feito um cadastro para que, posteriormente, possam ser trocadas.

Unidades consumidoras regularizadas

No caso do programa Agente CEB, além da mencionada substituição de refrigeradores e lâmpadas,  será realizada a regularização de 500 unidades consumidoras em situação irregular. Para isso, será feita a instalação do “postinho” (padrão de entrada) e medidor de energia. Todo processo é gratuito.

Seleção de famílias beneficiadas

Tanto no programa catarinense quanto no de Brasília as ações envolverão órgão local de assistência social e técnicos das respectivas companhias estaduais de energia elétrica.

No DF, a seleção dos beneficiados começará com a visita de um agente de campo da CEB às famílias de localidades carentes do DF, veja AQUI informações: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/12/21/quatro-mil-familias-carentes-ganham-refrigeradores-e-lampadas-eficientes/. Durante as visitas, será avaliado o refrigerador e, se ele for ineficiente, será agendada uma visita de um eletrotécnico, que valida a indicação e aplica um selo para que o equipamento deverá ser substituído. Assim sendo, o Agente CEB também verifica as lâmpadas e, caso sejam incandescentes ou fluorescentes, o morador receberá até cinco lâmpadas LED para colocar na residência.

No programa catarinense, que também vai contemplar consumidores residenciais de baixa renda, há critérios diferentes. Os beneficiados deverão ser clientes residenciais e urbanos da Celesc e deverão estar em dia com a fatura de energia. O mapeamento dessas pessoas está sendo realizado em conjunto com a Secretaria da Assistência Social e Habitação de Criciúma.

Depois disso, a equipe da distribuidora de energia vai até as comunidades para a realização de um diagnóstico energético. Feito o mapeamento, chuveiros e lâmpadas serão trocados por versões mais eficientes, enquanto os refrigeradores em condição precária serão cadastrados para troca.

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *