fbpx
Desemprego Transporte Gratuita

São Paulo Oferta Transporte Gratuito Para Desempregado

Desemprego Transporte GratuitaO governo do Estado de São Paulo vai oferecer transporte gratuito para trabalhadores que sofreram demissão sem justa causa. Pessoas nessa situação poderão ter até três meses de transporte gratuito nos trens urbanos paulistas, conforme a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A medida também irá valer para o Metrô da cidade de São Paulo.

Com efeito, o benefício será destinado a quem está sem emprego há, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses. Assim sendo, para utilizar o bilhete especial, será necessário andar com a carteira de trabalho toda vez que for utilizar alguma das linhas de transporte.

Para obter o benefício, é necessário fazer uma solicitação específica. Depois da solicitação ser feita, basta aguardar até que ela seja confirmada. Ela é rápida e fácil, e basta entregar alguns documentos.

Como fazer a solicitação?

Para conseguir a gratuidade no transporte junto à CPTM, é necessário solicitar uma Credencial para Trabalhador Desempregado na Estação Barra Funda. A solicitação, portanto, deve ser feita de forma presencial. Assim, deve-se comparecer à referida estação no seu horário de funcionamento. Ela funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 16h.

Já para usar o Metrô na capital paulista, por meio do Bilhete Especial do Desempregado, será necessário comparecer à Estação Marechal Deodoro, na Linha 3-Vermelha. Nesse caso, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Também a solicitação, nesse caso, é presencial.

Nos dois casos, é necessário que seja entregue uma documentação. Essa documentação é:

  • RG ou então outro documento com foto (Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo)
  • CPF
  • Carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego.
  • último termo de rescisão de contrato de trabalho.

No caso da CPTM, maiores informações podem ser obtidas aqui: www.cptm.sp.gov.br/bilhetes-cartoes/Pages/Trabalhadores-Desempregados. Sobre o Metrô, as informações poderão ser obtidas aqui: www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bilhetes-cartoes/bilhetes/informacoes-uteis.

Outras gratuidades

Existem outras formas de obter transporte gratuito em São Paulo, e muitas vezes os cidadãos não a conhecem. Existem também alguns descontos, direcionados a algumas categorias profissionais e grupos específicos de cidadãos.

Idosos com mais de 65 anos, por exemplo, podem viajar de maneira gratuita por meio do Cartão Bom Sênior. Esse benefício pode ser  solicitado pelo WhatsApp (11) 3888-2200 ou pelo site cartão Bom. O prazo de envio será de até 6 dias.

Já pessoas com deficiência podem obter o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência para uso em ônibus de São Paulo, Metrô e CPTM. O benefício pode ser solicitado pelo site da SPTrans, e posteriormente deve-se entregar documentos como laudo médico, RG, CPF e outros.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *