São Paulo Vai Exigir o Passaporte De Vacina Para Entrar Em Estabelecimentos

Passaporte da Vacina SP Para Entrar Nos EstabelecimentosNa capital paulista será obrigatório tomar vacina contra a covid-19 para entrar nos estabelecimentos de qualquer tipo. Foi isso que informou o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), em coletiva realizada nessa segunda-feira (23). Dessa maneira, passará a vigorar uma espécie de Passaporte da Vacina ou Passaporte da Vacinação.

Esse passaporte passará a ser exigido para entrar em vários estabelecimentos, como comércios, serviços, eventos e outros. O estabelecimento que não cumprir com a determinação de exigir o documento irá ser multado. São Paulo já concluiu a vacinação de toda a sua população adulta.

De acordo com o prefeito, o comprovante da vacinação poderá ser feito por meio do aplicativo da prefeitura, que é o e-SaudeSP. O aplicativo da prefeitura apresenta todas as informações de saúde do usuário, com base nos dados do Ministério da Saúde.

Os testes com o aplicativo, segundo a prefeitura, estarão concluídos ainda nessa semana. Assim, é esperado que a medida comece a entrar em vigor já no próximo dia 30 de agosto de 2021.

Esquema vacinal regular

O “passaporte de vacinação” será um QR Code que deverá ser gerado por meio do acesso ao aplicativo e-SaudeSP. Quem não tiver acesso ao aplicativo por qualquer motivo que seja (dificuldade de acesso à internet ou não estar de posse com um dispositivo móvel, por exemplo) terá a opção de apresentar seu cartão de vacina.

Será verificado se a pessoa está com o seu esquema vacinal em dia. Ou seja, a intenção é verificar se a pessoa já apta para ter sido vacinada, com primeira e/ou segunda dose, já compareceu a alguma unidade de saúde e recebeu o imunizante.

Dessa maneira, por exemplo, quem tomou devidamente sua primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19, mas ainda aguarda pela segunda, poderá entrar nos estabelecimentos.

Alguns detalhes ainda precisam ser divulgados. Porém, é certo que os estabelecimentos que não solicitarem o passaporte vacinal serão multados.

Vacinação obrigatória

A pessoa baixa o aplicativo (e-Saude) da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa [no empreendimento]”, declarou Nunes em entrevista coletiva na qual divulgou a medida.

Isso é uma maneira de obrigar na prática todas as pessoas aptas para se vacinarem se imunizarem na capital paulista. A partir de novembro, shows com pessoas de pé e jogos com público estarão permitidos, por exemplo. Assim, só poderão ir a esses eventos aquelas pessoas que estiverem em dia com a vacinação contra a covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima