fbpx
Passaporte da Vacina SP Para Entrar Nos Estabelecimentos

São Paulo Vai Exigir o Passaporte De Vacina Para Entrar Em Estabelecimentos

Passaporte da Vacina SP Para Entrar Nos EstabelecimentosNa capital paulista será obrigatório tomar vacina contra a covid-19 para entrar nos estabelecimentos de qualquer tipo. Foi isso que informou o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), em coletiva realizada nessa segunda-feira (23). Dessa maneira, passará a vigorar uma espécie de Passaporte da Vacina ou Passaporte da Vacinação.

Esse passaporte passará a ser exigido para entrar em vários estabelecimentos, como comércios, serviços, eventos e outros. O estabelecimento que não cumprir com a determinação de exigir o documento irá ser multado. São Paulo já concluiu a vacinação de toda a sua população adulta.

De acordo com o prefeito, o comprovante da vacinação poderá ser feito por meio do aplicativo da prefeitura, que é o e-SaudeSP. O aplicativo da prefeitura apresenta todas as informações de saúde do usuário, com base nos dados do Ministério da Saúde.

Os testes com o aplicativo, segundo a prefeitura, estarão concluídos ainda nessa semana. Assim, é esperado que a medida comece a entrar em vigor já no próximo dia 30 de agosto de 2021.

Esquema vacinal regular

O “passaporte de vacinação” será um QR Code que deverá ser gerado por meio do acesso ao aplicativo e-SaudeSP. Quem não tiver acesso ao aplicativo por qualquer motivo que seja (dificuldade de acesso à internet ou não estar de posse com um dispositivo móvel, por exemplo) terá a opção de apresentar seu cartão de vacina.

Será verificado se a pessoa está com o seu esquema vacinal em dia. Ou seja, a intenção é verificar se a pessoa já apta para ter sido vacinada, com primeira e/ou segunda dose, já compareceu a alguma unidade de saúde e recebeu o imunizante.

Dessa maneira, por exemplo, quem tomou devidamente sua primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19, mas ainda aguarda pela segunda, poderá entrar nos estabelecimentos.

Alguns detalhes ainda precisam ser divulgados. Porém, é certo que os estabelecimentos que não solicitarem o passaporte vacinal serão multados.

Vacinação obrigatória

A pessoa baixa o aplicativo (e-Saude) da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa [no empreendimento]”, declarou Nunes em entrevista coletiva na qual divulgou a medida.

Isso é uma maneira de obrigar na prática todas as pessoas aptas para se vacinarem se imunizarem na capital paulista. A partir de novembro, shows com pessoas de pé e jogos com público estarão permitidos, por exemplo. Assim, só poderão ir a esses eventos aquelas pessoas que estiverem em dia com a vacinação contra a covid-19.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *