fbpx
Coronavac Vacina Sinovac

Os Estados Que Esperam Vacinar Todos os Adultos Até Outubro

Coronavac Vacina SinovacEm matéria assinada por Nathan Cunha, na coluna Viva Bem, do Uol, uma boa notícia sobre o ritmo da vacinação no Brasil. Pelo menos 11 estados brasileiros possuem cronogramas de vacinação bastante avançados, com toda a sua população adulta tendo recebido pelo menos a primeira dose até meados de outubro.

Um destaque especial a estados da região do Nordeste. O Ceará, por exemplo, admite a possibilidade de vacinar toda a sua população adulta até o mês de agosto. Já na capital maranhense, São Luís, a previsão é de que isso aconteça já no mês de julho.

Essas previsões levam em consideração as previsões de envio de doses aos estados e municípios pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Assim sendo, o levantamento publicado no Viva Bem é este:

  • Até agosto: Ceará;
  • Até setembro: Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão e Pará;
  • Até outubro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí;
  • Sem definição: Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e Amapá;
  • Não respondeu: Alagoas.

No caso do Maranhão, a previsão para a Grande São Luís é mais breve que o do restante do estado. Assim, a capital e região devem vacinar todos os maiores de 18 anos até julho, e o restante do estado até setembro, se for cumprida essa previsão.

Promessas descumpridas pelo governo federal

Por reiteradas vezes, o cronograma de entrega de vacinas divulgado pelo governo federal tem sido atrasado. Por isso, alguns estados são reticentes quanto a divulgarem previsões quanto a suas datas de imunização de sua população maior de 18 anos. Por esse motivo, 15 estados preferiram não divulgar datas.

Cabe ressaltar que, a se confirmarem as informações divulgadas na CPI da covid-19 no senado nacional, a aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde, concretizada somente a partir de janeiro e março de 2021, vinha sendo postergada desde, pelo menos, julho de 2020.

Esse dado também serve para que alguns estados sejam conservadores quanto a seus prognósticos.

População vacinável no Brasil

Até a última quinta-feira (10), o Brasil já tinha aplicado pelo menos a primeira dose em cerca de 53 milhões de pessoas. Delas, aproximadamente 23,5 milhões já completaram o esquema vacinal, com a aplicação de uma segunda dose. Dessa maneira, somente pouco mais de 10% da população foi imunizada com as duas doses.

O Ministério da Saúde estima que a população vacinável do Brasil neste momento é de cerca de 161 milhões de adultos. Dessa forma, ainda seria necessário iniciar a imunização de aproximadamente 110 milhões de brasileiros. E esse número pode aumentar, já que a Anvisa aprovou o uso da vacina da farmacêutica Pfizer em adolescentes com idade acima de 12 anos.

Esses números fizeram com que muitos estados permanecessem reticentes quanto aos seus cronogramas. Veja o que o Governo de São Paulo declarou: Estado de SP garante vacinação de toda sua população até 31 de outubro | Governo do Estado de São Paulo (saopaulo.sp.gov.br).

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *