Em matéria assinada por Nathan Cunha, na coluna Viva Bem, do Uol, uma boa notícia sobre o ritmo da vacinação no Brasil. Pelo menos 11 estados brasileiros possuem cronogramas de vacinação bastante avançados, com toda a sua população adulta tendo recebido pelo menos a primeira dose até meados de outubro.
Um destaque especial a estados da região do Nordeste. O Ceará, por exemplo, admite a possibilidade de vacinar toda a sua população adulta até o mês de agosto. Já na capital maranhense, São Luís, a previsão é de que isso aconteça já no mês de julho.
Essas previsões levam em consideração as previsões de envio de doses aos estados e municípios pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Assim sendo, o levantamento publicado no Viva Bem é este:
- Até agosto: Ceará;
- Até setembro: Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão e Pará;
- Até outubro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí;
- Sem definição: Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e Amapá;
- Não respondeu: Alagoas.
No caso do Maranhão, a previsão para a Grande São Luís é mais breve que o do restante do estado. Assim, a capital e região devem vacinar todos os maiores de 18 anos até julho, e o restante do estado até setembro, se for cumprida essa previsão.
Promessas descumpridas pelo governo federal
Por reiteradas vezes, o cronograma de entrega de vacinas divulgado pelo governo federal tem sido atrasado. Por isso, alguns estados são reticentes quanto a divulgarem previsões quanto a suas datas de imunização de sua população maior de 18 anos. Por esse motivo, 15 estados preferiram não divulgar datas.
Cabe ressaltar que, a se confirmarem as informações divulgadas na CPI da covid-19 no senado nacional, a aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde, concretizada somente a partir de janeiro e março de 2021, vinha sendo postergada desde, pelo menos, julho de 2020.
Esse dado também serve para que alguns estados sejam conservadores quanto a seus prognósticos.
População vacinável no Brasil
Até a última quinta-feira (10), o Brasil já tinha aplicado pelo menos a primeira dose em cerca de 53 milhões de pessoas. Delas, aproximadamente 23,5 milhões já completaram o esquema vacinal, com a aplicação de uma segunda dose. Dessa maneira, somente pouco mais de 10% da população foi imunizada com as duas doses.
O Ministério da Saúde estima que a população vacinável do Brasil neste momento é de cerca de 161 milhões de adultos. Dessa forma, ainda seria necessário iniciar a imunização de aproximadamente 110 milhões de brasileiros. E esse número pode aumentar, já que a Anvisa aprovou o uso da vacina da farmacêutica Pfizer em adolescentes com idade acima de 12 anos.
Esses números fizeram com que muitos estados permanecessem reticentes quanto aos seus cronogramas. Veja o que o Governo de São Paulo declarou: Estado de SP garante vacinação de toda sua população até 31 de outubro | Governo do Estado de São Paulo (saopaulo.sp.gov.br).