fbpx
Aposentadoria para pessoas de baixa renda - Entenda como contribuir para a Previdência

Aposentadoria para pessoas de baixa renda – Entenda como contribuir para a Previdência

Aposentadoria para pessoas de baixa rendaNos dias de hoje como uma pessoa com renda baixa consegue se aposentar ? Como é o funcionamento desde processo PARA APOSENTADORIA? . Os cidadãos brasileiros de baixa renda, tem a modalidade de que permite eles contribuírem em uma categoria de pessoas, que possam contribuir com os valores mínimos permitidos, para contribuir para Previdência Oficial.

Com essa contribuição, as pessoas mais pobres, podem ter sua aposentadoria em um futuro próximo. Fazendo essa ação, isso permitirá que no futuro as pessoas recebam no futuro os valores mensais do INSS. Todavia para que isso aconteça, algumas situações devem ser seguidas. Vejamos elas agora.

Entenda como a pessoa de baixa renda recebe a aposentadoria

Como a pessoa de baixa renda, recebe sua aposentadoria? As pessoas pobres recebem suas aposentadorias, cuja são voltadas para um grupo de indivíduos mais específicos. Um exemplo disso é de uma dona de casa não assalariada mensalmente. Nisto se tem a significância de que essa mulher, deve dedicar-se significante e em especial aos cuidados do seu lar e de sua família.

Claro que para isso tudo, a pessoa deverá apresentar, alguns requisitos que lhe são exigidos. Um deles e de extrema importância, é o demonstrativo da sua baixa renda, comprovando isso e com outros pontos que iramos ver, é que com isso se tem a garantia de que recebera a aposentadoria por idade, com os valores na base de um salário-mínimo mensal.

Modalidade ainda gera dúvidas na população

Muitas pessoas confundem essa modalidade de aposentadoria com a BPC (Benefício de Prestação Continuada), eles não são sinônimos. Pois além do mais este último não possui nenhuma contribuição com à Previdência Social.

Vistos de outro lado, se aposentar nestes moldes, tem como ponto a caracterização a exigência da contribuição com Previdência. Essa contribuição, se tem seus valores fixados e também são limitados, pois ela tem suas correspondências por meio de uma porcentagem do salário-mínimo. Isso faz delas ficarem abaixo da tabela de quotas do INSS.

Em vias, se é indispensável de que o cidadão brasileiro não tenha uma renda própria. Assim sendo, em este caso não será possível a existência de um emprego, mesmo ele sendo de uma forma não formal. Assim se mostra que a atividade de vias domésticas que são remuneradas não se enquadra neste ponto.

Requisitos a cumprir para esse tipo de aposentadoria

Mostramos agora alguns pontos, onde mostra-se que as donas de casa não se encaixam nesse ponto de aposentadoria de pessoas de baixa renda. Para isso deve-se preencher alguns desde requisitos:

  • Ter inscrição no Cadastro Único, (CadÚnico) um dos programas sociais do Governo Federal;
  • Não ter renda própria de qualquer natureza (com exceção do Bolsa Família);
  • Possuir renda familiar mensal de até 02 salários mínimos (R$ 2.200).

Como é possível se aposentar na modalidade de baixa renda? Para se aposentar nesta modalidade, se tem algumas limitações. O contribuinte não permite que o indivíduo se aposente por tempo de contribuição.

Assim sendo, a pessoa está disponível para se aposentar, apenas por sua idade, ou seja, dessa maneira é necessário que o homem tenha ao menos 65 (sessenta e cinco) anos e mulher nessas mesmas condições, tenha a idade necessária de 63 (sessenta e três) anos. Assim todos estarão aptos para ter a sua aposentadoria.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *