Telefone Popular: O Que É E Como Funciona O Programa?

Um programa social que muitas vezes passa despercebido por pessoas que poderiam se beneficiar dele é o Telefone Popular. Com ele, pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) tenham um telefone fixo pelo custo mensal de no máximo R$ 15,00.

O Telefone Popular é uma modalidade de assinatura de telefonia fixa com tarifa reduzida. Com ele, famílias de baixa renda podem ter um telefone fixo com tarifas que são menores que as normalmente cobradas pelas operadoras. Trata-se de um mecanismo para democratizar o acesso à comunicação no Brasil.

Telefone Popular: Conheça Este Programa Federal
Telefone Popular/ Créditos: reprodução

A assinatura tem uma franquia de 90 minutos mensais. Com ela, é possível fazer ligações locais para outros telefones fixos. Não estão incluídas na franquia ligações para celulares, interurbanos e ligações internacionais. Para fazer isso, é preciso adicionar créditos em lotéricas ou nas lojas das empresas.

Como a franquia é mensal, os 90 minutos não podem ser “acumulados”. Assim sendo, se a família não usar por completo, não terá minutos extras no mês seguinte. Ou seja, virando o mês, terá os 90 minutos independentemente do que foi usado no mês anterior.

Como solicitar o Telefone Popular? O que é preciso para ter o benefício?

Como dissemos acima, somente as famílias com inscrição ativa no CadÚnico podem ter acesso ao Telefone Popular. Neste post, ensinamos como se faz o cadastro, que funciona como base de dados a partir da qual o Governo Federal faz gestão e distribuição dos benefícios sociais.

Mesmo pessoas que tenham renda superior a um salário pode solicitar. Em qualquer caso, será preciso sempre ter a inscrição ativa e atualizada no CadÚnico.

Na hora da solicitação, é necessário encontrar e informar o número do NIS (Número de Identificação Social). Além disso, é preciso do CPF da pessoa titular do telefone para finalizar o pedido. Famílias indígenas podem apresentar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

Solicitando o Telefone Popular

Com o CadÚnico em dia e com os dados necessários, conforme citamos acima, basta entrar em contato com a prestadora local e fazer a solicitação.

Os telefones de atendimento das concessionárias são:

  • 10312 – CTBC Telecom
  • 10315 – Telefônica/Vivo
  • 10343 – Sercomtel

A instalação leva até 7 dias após o pedido. É preciso ter em vista que prestadora pode cobrar uma tarifa para instalar. O preço da instalação varia de R$ 28,00 a R$ 185,00, dependendo da cidade. Esse valor pode ser parcelado. As informações sobre o Telefone Popular podem ser encontradas junto à Anatel, responsável pelo programa.

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