fbpx
CPF Consulta Cadastro

Tirar CPF De Menor Online Na Receita Federal

Como sabemos, o Cadastro da Pessoa Física (CPF) é um documento essencial. No Brasil, ele é exigido para a realização de diversos procedimentos, alguns dos mais fundamentais ao exercício de cidadania. Por exemplo, ele é necessário para abrir conta em banco, comprar e vender imóveis e fazer investimentos. Também é exigido para se fazer, por exemplo, inscrições em concursos públicos. Uma vez feito o cadastro do CPF, o cidadão recebe um número, que o acompanhará permanentemente pelo resto da sua vida civil.

Qualquer pessoa física consegue obter o cadastro pela internet ou diretamente em órgãos credenciados pela Receita Federal. Entre eles, estão os Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Itamaraty. Para quem reside no exterior, isso pode ser feito em embaixadas e consulados. O serviço é gratuito quando é feito pela internet, mas é cobrado nos locais que foram citados acima. Nos Correios e nos bancos, por exemplo, é cobrada taxa de R$ 7,50.

Mas existem algumas diferenças quanto a menores de idade, já que a criança a partir dos 12 anos de idade podem ter o seu cadastro efetuado, principalmente para as crianças com pais que declaram Imposto de Renda. A fim de esclarecê-las, seguem abaixo algumas especificações necessárias para se solicitar o CPF dessas pessoas.

Documentos necessários

No caso de menores de 16 anos, é necessário apresentar um documento de identidade da pessoa a ser inscrita. Poderá ser a carteira de identidade, por exemplo. Nela, deverá conter a naturalidade, data de nascimento e filiação. Nesse caso vale, por exemplo, a certidão de nascimento.

Além disso, será exigido levar um documento de identificação de um dos pais, curador, tutor ou guardião, conforme o caso. Esse é o caso de solicitação presencial. Nesse caso, será necessário levar os documentos, originais ou em cópias autenticadas. No caso do título de eleitor, será possível levar o protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral

Já no serviço online, feito diretamente na página da Receita Federal, a solicitação deverá ser feita somente por quem tiver a partir dos 12 anos. O link para solicitação está aqui: www.servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. É preciso preencher um formulário com nome, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor e endereço.

Conforme a Receita Federal cuidados são Importantes Com o Seu CPF

“O CPF é utilizado em várias atividades, como as financeiras (abertura de contas, solicitação de empréstimos e financiamentos). Também é usado em cadastros governamentais para acesso a serviços públicos, tais como saúde, educação e previdência social. Por isso, e fundamental manter seu cadastro em situação regular.”

“Não empreste seu CPF a terceiros, pois ele é seu documento pessoal. Pessoas mal-intencionadas podem usá-lo de maneira indevida na abertura de empresas e no envio de declarações de Imposto de Renda fraudulentas. Em caso de uso indevido do seu número, registre boletim de ocorrência. O contribuinte também deve manter o cadastro do CPF atualizado para fins de recebimento de eventuais correspondências da Receita Federal”

Folha Sudoeste


Leia Este

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

O sonho de todo o jovem brasileiro ao completar sua maioridade, é tirar sua licença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *