fbpx
14º Salário pode cair até 31 de dezembro? Entenda o projeto

14º Salário pode cair até 31 de dezembro? Entenda o projeto

Os aposentados e pensionistas do INSS, mais em https://meu.inss.gov.br/central/, seguem aguardando a possibilidade do pagamento do abono referente ao 14º salário até o final do ano de 2020. O valor extra era depositado entre os meses de novembro e dezembro, porém neste ano com a pandemia do coronavírus, tiveram a ajuda antecipada neste ano.

O salário adicional é previsto em lei para os que receberam ao longo do ano aposentadoria, trabalho assalariado, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

Projeto foi solicitado por Paulo Paim

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi quem solicitou o projeto de Lei e que hoje está em trâmite no Congresso. A ideia recebeu mais de 60 mil votos até que foi protocolada e analisada dentro do Senado e Câmara. A proposta para virar um Projeto de Lei precisa recolher pelo menos 20 mil votos favoráveis, além de passar pela Comissão de Direitos Humanos.

O efeito da pandemia tem sido impactante, não apenas na questão da saúde pública (estamos em quase 200 mil mortes), mas também no setor econômico. Com o fim do Auxílio Emergencial, mais de metade dos municípios brasileiros terão a economia movimentada pelo salário de aposentados e pensionistas, no qual 80% estão recebendo apenas o mínimo do teto (R$ 1.088,00 a partir de janeiro).

O dinheiro poderia ser usado na economia, gerando mais emprego e renda, porém até o presente momento não teve os votos necessário e nem o aval do Governo Federal.

Já aprovado ou ainda em trâmite?

O projeto está tramitando desde início do mês de dezembro e desde então já passou por várias etapas. Segundo os depoimentos do Senador Paim, o caminho correto para que a PL 3657/20 seja aprovado é longo, mesmo que estejamos a apenas 5 dias do final do ano.

O passo a passo é passar o projeto no Senado Federal, Câmara dos Deputados e depois receber a sanção de Jair Bolsonaro, muito pouco provável pois o Presidente está de férias no Sul do País e só deve retornar em Janeiro.

Calendário de pagamentos do INSS em 2021

O Governo Federal definiu no início do mês de dezembro o calendário de pagamentos para os Aposentados e Pensionistas do INSS durante o ano de 2021. O cronograma tem as datas de depósito do benefício para pelo menos 35 milhões de aposentados e pensionistas que estão recebendo o benefício.

Aos segurados que recebem até um salário mínimo (cerca de 80%) o pagamento deverá cair nas contas entre 25 de janeiro até 2 de fevereiro. Aos que recebem um pagamento de mais de um salário mínimo, o pagamento irá começar no início do mês de fevereiro.

Folha Sudoeste


Leia Este

Enquanto mais pobres sofrem, os mais ricos passam bem pela pandemia

Enquanto mais pobres sofrem, os mais ricos passam bem pela pandemia

Eles representam apenas 2% da população brasileira, porém os seus gastos equivalem a quase 20% …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *