fbpx
Brasil é um dos países mais caros do mundo para comprar um carro 0 Km

Brasil é um dos países mais caros do mundo para comprar um carro 0 Km

Um levantamento feito por uma consultoria britânica analisou quais são os países mais caros e baratos para se comprar um carro 0 KM. No Brasil o cenário de pandemia e dólar alto dificulta a aquisição de produtos importados, como carros. E com o aumento dos preços e desvalorização recorde da moeda em 2020, comprar um automóvel no Brasil está ainda mais caro.

E com o aumento do preço dos novos, até os valores cobrados por carros usados subiu. Esse fator que os brasileiros já sentiram na pele, foi apontado recentemente por estudo da consultoria britânica Scrap Car Comparison, que fez um cruzamento que aponta a renda média da população por país e os preços cobrados tanto para a compra do veículo como também pelos custos de manutenção.

Brasil está entre os 5 países onde um carro 0 km mais custa

A pesquisa fez uma comparação da renda média salarial em 40 países, divididos entre os subdesenvolvidos (grupo onde está o Brasil) e países desenvolvidos, como França, Austrália e Estados Unidos.

Para se obter a média de preço de um carro, foram definidos dois modelos para comparação: Toyota Corolla e Volkswagen Golf. Também foram adicionados outros custos que vão desde o combustível, manutenção e seguro,

E para a surpresa de praticamente ninguém, o Brasil está em quinto lugar na lista. A Turquia é o país onde adquirir um carro 0 Km é mais custoso, onde o preço médio do novo automóvel representa 652,29% do rendimento médio dos trabalhadores daquele país no ano.

América do Sul lidera com o ranking com os países mais “bem colocados”

Segundo a Turquia que é líder do ranking, aparecem quatro países sul-americanos. A Argentina é a primeira delas, que está enfrentando uma dura recessão econômica e uma das maiores inflações do mundo. No país vizinho o custo médio para a compra de um carro 0 km e mais a sua manutenção é de 515,77% da renda média dos trabalhadores ao longo do ano.

Depois aparecem Colômbia e Uruguai na lista, com 508,93% e 443,68% respectivamente. Aqui no Brasil, para se comprar e manter um carro 0 km representa gastar 441,89% do que se ganha na média de um ano trabalhado.

Europa é um dos continentes mais viáveis para se comprar um carro

Além da Turquia, apenas dois países entre os dez mais caros analisados para se comprar um carro 0 km estão na Europa: Ucrânia e Rússia, que mostra como o velho continente oferece boas condições para trabalho e ainda adquirir um carro. Todos os demais países da lista estão na América Latina, que também tem México, Guatemala e Costa Rica para completar a lista.

Se o Brasil está entre as piores colocações desse ranking, a vida nos países desenvolvidos garante a possibilidade da compra de um carro com maior facilidade. Para quem trabalha nos Estados Unidos terá um custo médio de apenas 54,87% da renda média anual dos trabalhadores.

Alguns casos chamam bastante a atenção, como de Suécia e Dinamarca, onde a tributação é bastante elevada, porém são países onde o poder de compra é muito maior do que o dos brasileiros e sul-americanos, o que facilita a compra e manutenção de um carro 0 km

Folha Sudoeste


Leia Este

Nubank e Banco Inter Vagas Abertas

Dois em cada três bancos devem perder espaço para fintechs no mundo

Cerca de dois terços dos bancos da América Latina, o que representa atualmente 71% e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *