Home / Tecnologia e Gamer / Conheça a Cartilha de Segurança Para Internet

Conheça a Cartilha de Segurança Para Internet

Foi lançada a Cartilha de Segurança Para a Internet. Diante da profusão de golpes na internet, ela dá dicas de como evitá-los e, além disso, se proteger. “Golpistas estão sempre criando novos truques para enganar e tirar vantagem das pessoas. Senso crítico é essencial, não se deixe enganar“, diz a apresentação da cartilha.

E de fato cada dia aparecem novos golpes que desafiam a segurança das pessoas na internet. Desde golpes relacionados a benefícios como o Auxílio Brasil ou FGTS, até e-mails pedindo confirmação de compras nunca feitas ou falsas notificações judiciais. Alguns tonaram-se até um tanto folclóricos, como o famoso e-mail que diz que destinará uma vultosa herança a quem baixar um arquivo e enviar dados.

A publicação é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). Ele pertence ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Como é a Cartilha de Segurança na Internet?

A Cartilha ensina a usuárias e usuário a identificarem ações maliciosas nas redes. Além disso, orienta sobre como agir para evitar armadilhas comuns nos crimes virtuais. Também aborda os cuidados necessários com operações bancárias e compras online, importantíssimas para se evitar fraudes e outros crimes.

A Cartilha também dá dicas sobre o que fazer se cair em um golpe. Apresenta também conceitos fundamentais ligados ao tema, das fraudes. A maioria das pessoas não sabe, por exemplo, o que seria o phishing – tipo de fraude na qual o golpista tenta obter informações pessoais e financeiras do usuário, combinando meios técnicos e engenharia social.

Nem tudo que está na internet é confiável, mesmo quando enviado por alguém conhecido. É preciso desconfiar sempre. No dia a dia, presencialmente, conseguimos observar a linguagem corporal das pessoas e desconfiar se há algo errado. Na rede, não temos esse recurso. Por outro lado, existem indícios que podem ajudar a identificar e se proteger de golpes online. Reunimos alguns deles no fascículo”, ressalta Cristine Hoepers, gerente do CERT.br|NIC.br, ao 33Giga.

Vídeos que orientam a se proteger nas redes

Junto com a Cartilha, o NIC.br lançou dois novos vídeos do Projeto Cidadão na Rede: Perfis falsos e Não clique em links desconhecidos (Veja ambos a seguir).

São animações curtas, de 15 segundos cada. São parte da iniciativa capitaneada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br (Ceptro.br|NIC.br). A ideia difundir  boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da internet.

No site do Cidadão na Rede é possível assistir a todas as 89 animações disponíveis.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Estabilizador de Celular Eficiente

Estabilizador Para Celular Bem Eficiente e Barato

Se você é apaixonado por fotografia e fazer vídeos para tiktok, sua rede social ou ...