É seguro realizar o pagamento de contas pelo cartão de crédito?

As contas digitais a cada dia que passa faz mais sucesso entre os brasileiros. Com a popularização das fintechs, os seus clientes estão deixando de utilizar os bancos tradicionais que não se atualizam e fazendo os pagamentos por outros meios, como Pix, transferências sem custos, boleto bancário e também pelo cartão de crédito.

Os bancos digitais seguem apostando forte em inovações para os seus clientes através do cartão de crédito, investindo em uma fidelidade e estimulando os seus clientes para gastarem mais nessa modalidade e terem limites cada vez mais altos.

Por conta disso, é que muita gente se pergunta sobre se é bom realizar os pagamentos com cartão de crédito. Essa é uma ótima alternativa para quem em muitas situações prefere deixar uma parte do seu dinheiro guardada e só retirar para o pagamento mensal em seu cartão.

Por que eu deveria usar o cartão de crédito para o pagamento de boletos?

São vários os motivos que podem levar uma pessoa a realizar os pagamentos através do cartão de crédito, principalmentepara as contas e boletos bancários. Essa alternativa até pode se mostrar mais interessante para quem deseja pagar com crédito as suas contas e até ganhar um pequeno cashback em suas contas, milhas aéreas e outras recompensas que são sempre bem-vindas.

Realmente é possível atualmente utilizar o cartão de crédito para o pagamento de praticamente qualquer conta e assim evitar qualquer cobrança de multa. No entanto, o primeiro passo a se fazer é consultar essa informação com a sua instituição financeira.

Para quem por exemplo é cliente do Nubank, estes já podem realizar o pagamento de suas contas através de um cartão de crédito internacional. Além disso, é possível fazer o pagamento das contas em até 12x e ter todo o tempo do mundo para o planejamento financeiro.

Cartão de crédito – Existem vantagens para pagar as contas?

Ainda que os bancos não cobrem taxas por este serviço, o mais recomendado é utilizar o cartão de crédito para o pagamento de contas somente quando estiver apertado ou seja, com pouco saldo para as operações com débito no dia.

Por isso, caso tenha dinheiro para realizar o pagamento das contas a vista, deixe o cartão de crédito de lado. Se de fato não tiver o dinheiro para pagar a conta neste momento, é preciso avaliar muito antes de realizar uma dívida que terá de arcar já no próximo mês.

Ter controle de gastos é vital

Para não se enrolar nas contas e ficar bem longe da lista de endividados, é preciso conferir algumas dicas que são importantes:

  • Coloque tudo na ponta do lápis incluindo os rendimentos que tiver por mês, tanto com trabalho como também do que receber por aluguéis, além de rendimentos em suas aplicações financeiras fixas ou variáveis;
  • Guarde sempre uma parte do que estiver recebendo para finalidade, como uma necessidade de se dirigir até o médico. O recomendado é poupar ao menos 10% do seu salário;

Se você seguir acreditando que precisa do seu cartão de crédito para quitar as pendências que são comuns de todo o mês, não esqueça de realizar uma simulação prévia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima