Há um novo golpe que tem causado muitos problemas em usuários de smartphones. Trata-se de um novo sistema malicioso que finge ser uma atualização do Android.
Uma vez instalada essa falsa atualização, que na verdade é um vírus, ele roubar dados dos usuários. O golpe foi descoberto pela empresa de cibersegurança Zimperium e não se sabe ao certo quantas pessoas ele já vitimou.
O vírus em questão é o aplicativo System Update. Se passando por nova atualização do sistema operacional Android, ele se infiltra no celular da vítima. Feito isso, esse vírus consegue controlar o smartphone, roubar mensagens e imagens, tirar fotos e gravar chamadas, entre outros problemas.
Para fazer isso, o aplicativo malicioso infectado com o vírus envia uma notificação na qual avisa haver uma atualização do sistema operacional Android do usuário. Daí, pede para que o usuário autorize ou não que a atualização seja feita. Uma vez que o usuário autoriza o falso update, o vírus se instala no dispositivo.
Saiba mais dos problemas que essa falsa atualização pode causar
De acordo com a Zimperium, o software é bastante sofisticado e pode causar muitos problemas e demorar bastante para ser descoberto. Ele fica escondido enquanto rouba informações, que podem ser usadas para golpes e outros crimes, como acesso a fotos e vídeos do smartphone do usuário, roubo de dados e informações e outras coisas.
Segue abaixo a lista feita pela empresa de problemas que o vírus causa:
- Roubo de mensagens instantâneas (sms, aplicativos como Whatsapp e Telegram etc.;
- Roubo de arquivos de banco de dados de mensagens instantâneas (se o root estiver disponível);
- Inspecionar os favoritos e pesquisas do navegador padrão;
- Inspecionar os favoritos e o histórico de pesquisa do Google Chrome, Mozilla Firefox e Samsung Internet Browser;
- Pesquisa de arquivos com extensões específicas (incluindo .pdf, .doc, .docx e .xls, .xlsx);
- Inspecionar os dados da área de transferência;
- Inspecionar o conteúdo das notificações;
- Gravação de áudio;
- Gravação de chamadas telefônicas;
- Tira fotos periodicamente (pelas câmeras frontal ou traseira);
- Lista dos aplicativos instalados;
- Roubo de imagens e vídeos;
- Monitoramento a localização GPS;
- Roubo de mensagens SMS;
- Roubo de contatos telefônicos;
- Roubo de registros de chamadas;
- Coleta de informações do dispositivo (por exemplo, aplicativos instalados, nome do dispositivo, estatísticas de armazenamento);
- Ocultar sua presença, não aparecendo no menu do dispositivo.
Como evitar?
O aplicativo System Update NÃO existe na Google Playstore. Portanto, o mais indicado para evitar esse vírus é baixar aplicativos somente na loja oficial de aplicativos do Android. Toda vez que você instala aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas oficiais (Google Playstore no caso do Android, e App Store para iOS) o faz por sua conta e risco.
Outra medida importante é ter um antivírus no seu smartphone, sempre atualizado. No próprio Google Playstore é possível atualizar o antivírus de seu dispositivo.
Por fim, nunca clique em autorizar aplicativos que você não conheça previamente ou não saiba a origem. Em caso de dúvidas ou problemas, é aconselhável procurar assistência profissional.