fbpx
Governo Federal fará inclusões mensais de inscritos no Cadúnico para a base do Auxílio Brasil

Governo Federal fará inclusões mensais de inscritos no Cadúnico para a base do Auxílio Brasil

Você ainda não sabe como se Como Fazer Cadastro No CadÚnico? Ele é um dos programas sociais do Governo Federal, além de porta de entrada para o novo Auxílio Brasil, que dará continuidade ao antigo Bolsa Família.  É através do CadÚnico que o Governo Federal vai buscar fazer inclusões mensais de novos inscritos no Auxílio Brasil, que começará os seus pagamentos ainda em 2021.

Ficará a cargo de realizar uma atualização todos os meses através do Ministério da Cidadania, com o requisito de que os dados da família estejam atualizados. Apesar de ser um pré-requisito para a inscrição no Auxílio Brasil, estar inscrito no Cadastro Único não é uma garantia de que a família vai passar a receber o Auxílio Brasil.

Estar inscrito no CadÚnico apenas significa que a família estará inclusa na lista de reserva do programa, sendo que é obrigação do cidadão de atualizar os dados a cada dois anos. Se acontecer alterações na família, a atualização deverá ser feita o mais rápido possível.

Detalhes sobre a atualização do Cadastro Único

Todos os anos, o Governo Federal convoca as famílias que estão com os dados desatualizados para que elas façam as alterações necessárias para manter o cadastro ativo. Essa chamada pode ocorrer através de chamadas, telefonemas ou mesmo através da conferência de extratos bancários.

Através do aplicativo Meu CadÚnico, o cidadão pode acompanhar os seus dados, como verificar a situação do seu cadastro e emitir impressões. Porém vale ressaltar que em casos de atualização do cadastro, o processo deverá ser feito presencialmente em um Centro de Atendimento de Referência Social (CRAS).

Para se inscrever no Cadastro Único, contam as famílias que recebem por mês até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550), as que tenham uma renda mensal total de R$ 3.300, além de pessoas que moram sozinhas ou estão em situação de rua, só ou com a sua família.

Como fazer a sua inscrição

A inscrição do Cadastro Único só pode ser realizada presencialmente em um Centro de Referência de Assistência Social, na cidade onde a pessoa que atualmente é de baixa renda está residindo. Esses estabelecimentos ficam a administração da prefeitura.

Só podem se inscrever no CadÚnico as pessoas que tenham ao menos 16 anos, onde o cidadão precisa apresentar o seu CPF, o título de eleitor em seu nome e ser preferencialmente mulher. O responsável pela família deve levar estes documentos para cada membro da família, pois podem ser inclusos mais de uma pessoa no cadastro.

Após a apresentação dos documentos

Após ser feita a apresentação dos documentos, um funcionário da prefeitura vai tratar de entrevistar o responsável familiar, para fazer a conferência de dados e traçar o perfil familiar, sendo que a conversa geralmente é registrada online.

sistema do Cadastro Único vai verificar se as pessoas têm um Número de Inscrição Social (NIS). No caso de não ter, o sistema vai tratar de gerar um número dentro de 48 horas. O NIS é extremamente importante para acessar os benefícios sociais que esse programa social oferece.

Folha Sudoeste


Leia Este

Via Rápida Cursos Abertos

Cursos e Empregos Do Via Rápida Com Bolsa Auxílio

O programa Via Rápida 2021 foi criado pelo governo de São Paulo dentro de um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *