fbpx
INSS: Aposentados e pensionistas têm direito a receber R$ 1,9 bilhões em atrasados

Greve do INSS – Veja como usar o aplicativo da Previdência Social

O atendimento presencial do INSS deverá ficar muito comprometido já nas próximas semanas em virtude da greve dos servidores que se encontra em andamento e que vêm prejudicando aos beneficiários e contribuintes do sistema da Previdência Oficial. Mas com a nossa ajuda, você vai ficar por dentro de como obter atendimento por meio dos canas digitais, como aplicativo e site do INSS.

Os cidadãos que necessitam de atendimento presencial e que não podem ficar sem o atendimento presencial dentro das agências do INSS, infelizmente as notícias são ruins e o mais provável é que eles venham a ficar sem atendimento. O que acontece é que desde que a paralisação se iniciou no mês de março (23), os servidores do INSS decidiram por começar uma paralisação parcial das atividades do Instituto.

Entre os principais motivos para o início da paralisação, estão envolvidos a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social cobrando por reajustes salariais que não foram feitas nos últimos anos

Servidores pedem um reajuste salarial de quase 20%

Neste momento, a principal reinvindicação que está sendo realizada pelos servidores públicos estaria solicitando um um reajuste salarial de 19,9% e que seria necessária para repor o índice de inflação que atingiu o país nos últimos anos, levando em conta que somente em 2021 a inflação chegou a quase 11%, o que acabou prejudicando o poder de compra até mesmo dos servidores públicos.

Também foi realizado o pedido de arquivamento da reforma administrativa e uma revisão do teto de gastos que vêm sendo muito criticada pelos servidores, pois no entendimento estaria limitando o crescimento da dívida do Governo que segue subindo em níveis catastróficos, provavelmente ainda mais após o último aumento da taxa Selic.

Existem cerca de 828.963 cidadãos brasileiros que estão esperando na fila do INSS para realizarem a perícia médica. Ainda que os médicos não tenham aderido a essa paralisação, os usuários podem acabar sendo penalizados se eles não entraram nas agências dentro dos horários marcados.

Como gerar atendimento mesmo com a greve dos servidores do INSS?

Durante a greve dos servidores do INSS, mesmo no período de paralisação o atendimento pelos canais digitais vai seguir da mesma maneira, como ocorre no site da Previdência Social ou pelo app ‘MEU INSS”.

Já para os segurados que precisam de um atendimento presencial ou perícia médica, a orientação é realizar desde já uma reclamação na Ouvidoria do Governo, através da plataforma Fala.br e que além de poder ser feita em poucos minutos, não gera nenhum custo ao contribuinte.

Ressaltando que nos casos onde a Perícia Médica não pode ser realizada por conta de indisponibilidade dos funcionários do INSS, os segurados não precisam se preocupar e o próprio órgão vai tratar de lhe agendar em uma nova data.

Entre as diversas situações que podem levar aos contribuintes a ter de marcar uma perícia médica, estão casos em que envolvem o Auxílio-Acidente, Aposentadoria da Pessoa por Deficiência e Benefício de Prestação Continuada (BPC), também para os beneficiários que comprovam ter algum tipo de deficiência física.

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *