fbpx
SUS Recadastramento Prefeitura de Salvador BA

Prorrogado Recadastramento No SUS a Moradores De Salvador BA

 SUS Recadastramento Prefeitura de Salvador BAO prazo para se fazer o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores de Salvador foi prorrogado. Agora, a população da capital baiana terá até o dia 30 de abril para atualizar o cadastro. É a quarta vez que o prazo é prorrogado. De acordo com informações da prefeitura, cerca de 2,5 milhões de moradores da cidade já realizaram o cadastramento.

Dessa maneira, Salvador já ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e governo federal de atingir pelo menos 70% da população recadastrada no SUS. Com os números atuais, 84% da população já fez o recadastramento.

A secretaria de saúde da Prefeitura de Salvador destaca que todos devem fazer o recadastramento. A determinação vale também para aqueles que têm planos de saúde.

A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária. O cadastramento no SUS será, assim, a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras na área de saúde pública.

Como fazer o recadastramento?

A forma mais simples de se fazer o recadastramento é via internet. A Prefeitura de Salvador disponibilizou um site para que o recadastramento seja feito: www..recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br/ap3/Paciente/Recadastramento. Uma vez no site, o recadastramento será feito disponibilizando dados pessoais, como documentos, endereço e contato. Pode ser feito também inserindo-se o número do cartão SUS, com o qual o sistema terá acesso a todos os dados necessários.

Mas o site não é o único meio para fazer o recadastramento. O usuário do SUS poderá realizar o recadastramento de forma presencial. Para tanto, terá de comparecer em uma das 153 unidades básicas de saúde da rede municipal, com o agente comunitário de saúde.

Lá, a pessoa deverá informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS, além de um comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.

É possível, por fim, que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores. Para isso, ela deverá apresentar toda a documentação. Contudo, a validação do cadastro será realizada após acesso das demais pessoas à unidade de saúde. Aqueles que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.

Recadastro e vacinação

No atual momento, em que a vacinação contra a Covid-19 está sendo iniciada, o recadastramento no sistema do SUS auxilia um maior controle quanto a vacinação. Nele, o calendário de vacinas, controle de doses ou o pertencimento ou não a grupos de risco poderão ser registrados. Agendamentos de vacina, em algumas prefeituras, poderá ser feito por essa forma.

Outro canal de Cadastro para Vacinação pelo Conecte SUS é pela própria instituição, veja AQUI. 

Necessário lembrar que não é obrigatório esse cadastramento para a vacina, que poderá ser feito no ato da vacinação, apresentando-se documento.

Folha Sudoeste


Leia Este

1 Milhão De Oportunidades Emprego e Cursos

1 Milhão De Oportunidades Emprego e Qualificação

A iniciativa teve sua apresentação nessa Quarta feira, dia Vinte e Oito e já se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *