Com a pressão no sistema de saúde de Rio Preto e outras cidades da região, os prefeitos destas cidades não viram outras medidas a tomar do que anunciar um novo lockdown. As taxas de ocupação em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) beira a casa dos 100%. O lockdown irá iniciar ainda nesta semana.
São José do Rio Preto é uma das cidades do noroeste paulista que está em pior situação. Apenas nas últimas 24h, a cidade registrou 99 mortes 991 casos de COVID-19. As cidades de Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt e Sales também anunciaram a fase de lockdown.
Região de São José do Rio Preto entra em colapso por conta da pandemia
A decisão de que a região de Rio Preto deveria adotar um novo lockdown partiu após o comitê de enfrentamento ao Coronavírus, em uma reunião emergencial no último domingo 14. Ficou definido que essa seria a única possibilidade de conter o vírus devido ao avanço dos casos e mortes.
Em muitas cidades de São Paulo este é o pior período desde o início da pandemia. Na primeira onda, em 2020, não tivemos um número tão frequente de casos e a ajuda doAuxílio Emergencial foi vital para manter as pessoas com condições de comprar a cesta básica e evitarem sair de casa para aglomerações. Agora com o desemprego em alta e a falta da ajuda do Governo Federal, os hospitais estão lotados, não apenas no interior de São Paulo mas em quase todos os país.
Os prefeitos da região de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto também citaram que para o combate à pandemia ter efeito, outras cidades da região também precisam adotar o lockdown.
Segundo o diretor do hospital de base, Jorge Fares, a taxa de ocupação dos leitos do hospital já atingiu 100% de lotação. Infelizmente, não tem mais vagas no momento a não ser que alguém saia. Jorge também é a favor do isolamento como a única medida para frear a pandemia.
O Hospital de Base atende a 102 municípios da região noroeste de São Paulo. Desde o início da pandemia, São José do Rio Preto registrou 51.631 infectados e 1.232 óbitos desde o começo da pandemia de Covid-19.
Confira como está a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Rio Preto
A campanha de vacinação contra o Coronavírus continua em Rio Preto, dando preferência para idosos a partir de 85 anos. Os profissionais de saúde por estarem no grupo de combate da pandemia também são preferência para receber a vacina.
A vacinação está acontecendo no Recinto de Exposições, em sistema drive-thru das 9h às 17h. Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identificação com foto.
A segunda dose da vacina tem um tempo mínimo para ser aplicada: 21 dias após a aplicação da primeira dose. Os profissionais da saúde que receberam a primeira dose apenas terão a segunda dose da vacina da Oxford/Astrazeneca em 90 dias.
Você também pode conferir informações sobre a campanha de vacinação nos sites das Prefeituras.