fbpx
Posso contribuir ao INSS mesmo sem estar trabalhando?

Aprenda como consultar o benefício do INSS através do CPF

Pensionistas, aposentados e demais beneficiários da Previdência Social devem ser identificados por meio de um código segurado. Este é único e vinculado ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). A princípio, esse número é informado aos beneficiários através da carta de concessão e também pode ser utilizado para consulta de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Mas, em determinadas situações e se necessário, também é possível consultar a aposentadoria através do CPF do indivíduo. Aprenda agora as formas de consultar os benefícios do INSS informando apenas o seu número de CPF, ou por meio de canais de autoatendimento ou pelos meios digitais. Continue com a gente.

Conheça as formas de consultar seu benefício do INSS através do CPF

Existem 3 maneiras simples e práticas de consultar seu benefício do INSS apenas informando o seu CPF:

  • Vá até o site “Meu INSS” e faça o seu login;
  • Baixe o aplicativo “Meu INSS” e faça login com o seu CPF;
  • Disque “135” no seu celular e entre em contato com a equipe de atendimento do INSS.

Aprenda detalhadamente como realizar cada uma das operações abaixo.

Site “Meu INSS”

A Previdência Social oferece diversos serviços gratuitos por meio de seu portal online: o site “Meu INSS”. No site (gov.br/meuinss), pensionistas, aposentados e até mesmo não-segurados podem consultar seus dados previdenciários, consultar os extratos e o histórico de benefícios e em qualquer caso fazer agendamento e solicitações.
O progresso desta digitalização também modificou o antigo acesso. A partir de agora, todos os interessados ao acesso, deverão ter o chamado Login Único, que serve para ingressar nos demais serviços que o Governo Federal oferece.
Este novo login poderá ser realizado através do seu CPF e de uma senha criada, ou através de um QR Code, pelos bancos credenciados e autorizados ou ainda, através de um certificado digital.

Aplicativo “Meu INSS”

A consulta também poderá ser realizada através deste aplicativo. Por aqui, o cadastro é realizado de forma mais simples, será solicitado apenas o número do CPF do beneficiário e a senha que anteriormente foi cadastrada no gov.br.
Tanto os serviços disponíveis, quanto o histórico que contém todas as informações serão os mesmos do site. O aplicativo Meu INSS é apenas uma alternativa para aqueles que desejam uma maior flexibilidade na hora do acesso, já que bata ter um aparelho conectado à internet para acessá-lo.

Central 135

Outra alternativa na hora de consultar seus benefícios do INSS é solicitar atendimento por meio telefônico, na central, discando 135.
Ao ser atendido, o titular deverá informar o seu número de CPF. Por uma questão de segurança e para proteger seus dados, na hora de consultar os benefícios para terceiros, é necessário realizar uma verificação de segurança.
Por telefone, é possível que o atendente solicite dados adicionais ou pedir para que confirme as informações presentes no banco de dados do Governo Federal. Em que casos devemos consultar o número do INSS através do CPF?

O cidadão que assim desejar, poderá seguir remotamente os procedimentos para a concessão do benefício do INSS.
Normalmente, isso ocorre quando:

  • O cidadão não possui o número do NIS (Número de Identificação Social);
  • Não possui benefício previdenciário emitido ou ainda não possui acesso a esta informação;
  • Necessita de um retorno rápido.

Conclusão

Aprendeu quais são os meios mais práticos e fáceis de se consultar o INSS através do seu CPF? Restou alguma dúvida? Conta aqui para a agente e será um prazer te ajudar. Até breve!

Folha Sudoeste


Leia Este

Empréstimo pessoal do Nubank pode começar a ser quitado após 90 dias

Empréstimo pessoal do Nubank pode começar a ser quitado após 90 dias

Pensando sempre na possibilidade de que as pessoas possam ter melhores opções para acessar os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *