fbpx
Brilha Comunidade Programa Social RJ

Brilha Comunidade: Programa Social Voltado à População Das Favelas Do RJ

Brilha Comunidade Programa Social RJA Secretaria Especial de Ação Comunitária da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro está fazendo visitas a favelas do município, objetivando traçar ações sociais. Assim, vão poder identificar a primeira que receberá o Programa Brilha Comunidade, que tem como base a parceria com as demais secretarias da Prefeitura. Dessa forma, projeta-se um amplo programa social que atenda populações das favelas cariocas.

Inicialmente, essa iniciativa prevê uma ação integrada para levar imediatamente promoção social às favelas, integrando vários projetos. Por meio de três outros programas sociais – Casa Carioca, Turistando pela Cidade e Recicla comunidade -, o Brilha Comunidade vai identificar e resolver questões ligadas à pobreza para oferecer dignidade à população dessas localidades, que sofrem com situações como a pobreza e violência urbana.

Com efeito, o objetivo central é o de implantar o programa Brilha Comunidade no maior número possível de favelas e áreas periféricas. O programa irá contar com a ajuda de lideranças comunitárias cadastradas. De acordo com informações da prefeitura, as favelas já começaram a ser mapeadas para que técnicos detectem as que terão prioridade.

Como o programa irá atuar?

Como foi dito acima, o Brilha Comunidade prevê ações que deverão integrar ações de vários outros projetos já existentes de assistência social ligados à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Assim sendo, lhes será possível atender o maior número de pessoas de áreas de favelas da cidade. Tratam-se de programas de áreas como a habitacional e ambiental, dentre outras, que promoverão ações integradas.

Por meio do programa habitacional Casa Carioca, por exemplo, será possível melhorar as condições de 100 casas em cada favela em estado de abandono. De maneira a promover ações de geração de renda e inclusão, nessas reformas serão escolhidos exclusivamente profissionais que moram nas comunidades.

Outro programa que será integrado é o Turistando pela Cidade, que pretende levar moradores das áreas beneficiadas para conhecer cartões-postais do asfalto, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. O programa também irá promover o intercâmbio entre as comunidades que têm atrações, como os mirantes da Rocinha e do Morro da Providência, além da horta comunitária de Manguinhos.

Por fim, será integrado um programa de sustentabilidade com o Recicla Comunidade, que será um projeto de reaproveitamento de resíduos sólidos, com impacto na limpeza das áreas beneficiadas, além de incentivar a economia local e a geração de renda. Trata-se de projeto que deverá ser integrado no quadro de políticas de reciclagem de resíduos sólidos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Folha Sudoeste


Leia Este

1 Milhão De Oportunidades Emprego e Cursos

1 Milhão De Oportunidades Emprego e Qualificação

A iniciativa teve sua apresentação nessa Quarta feira, dia Vinte e Oito e já se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *