fbpx

Covid 19: vacina chinesa pode chegar em novembro

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida na China pode estar pronta para aplicação em larga escala a partir de novembro. Na última segunda-feira (14), Wu Guizhen, diretora e principal especialista em biossegurança do Centro Chinês para o Controle de Doenças,  afirmou ao canal CTV que uma vacina poderá estar disponível ao público em geral entre novembro  e dezembro. Contudo, ele não explicou sobre qual vacina fazia referência. Disse somente que “de acordo com os resultados clínicos da fase 3, o atual progresso está muito rápido”. Além disso, afirmou que foi vacinado em abril e que sentiu-se bem durante os últimos meses, sem novamente especificar a vacina inoculada em seu corpo.

As informações foram publicadas pela Agência France-Presse (AFP). Os cientistas chineses estão muito otimistas com os avanços das vacinas. Com efeito, as empresas Sinovac Biotech e Sinopharm já exibiram durante este mês as vacinas candidatas em um evento comercial em Pequim. Dessa maneira, representantes dessas empresas disseram À AFP que esperam a aprovação das vacinas após testes da fase 3 até o fim de 2020.

Algumas vacinas candidatas chinesas já foram oferecidas a trabalhadores essenciais no âmbito de um programa de emergência. Ainda segundo a AFP, um porta-voz da empresa Sinovac disse que no início do mês que dezenas de milhares de pessoas foram vacinadas de maneira voluntária, incluindo 90% de seus funcionários e parentes. Nesse caso, trata-se de um montante entre 2.000 e 3.000 pessoas. Em junho desse ano, o Exército chinês aprovou uma vacina para o uso em seus soldados. Esta foi desenvolvida por sua unidade de pesquisas junto a uma empresa de biotecnologia.

Maior produtor de vacinas do mundo

A China é o maior produtor mundial de vacinas. Assim sendo, cientistas chineses estão desenvolvendo 9 das 30 vacinas que atualmente estão em fase de testes em humanos. Entre elas, estão a da Sinovac Biotech, que já está em testes de fase 3 no Brasil. Ela deve ser aplicada em 9 mil profissionais de saúde, além de já contar com acordos com institutos Fiocruz e Butantã para sua futura produção em larga escala no Brasil, em caso de aprovação.

Outras vacinas em teste

Como dito acima, atualmente há nove vacinas candidatas que estão sendo testadas em humanos em fase avançadas. Porém, recentemente algumas enfrentaram obstáculos. O caso mais conhecido e noticiado essa semana é o do grupo farmacêutico AstraZeneca e a Universidade de Oxford. Neste caso, os testes clínicos foram interrompidos circunstancialmente na semana passada, depois que uma voluntária apresentou um efeito colateral.

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *