fbpx
Lula e Bolsonaro Polarização Para Eleições 2022

Eleições 2022: Como São Feitas As Pesquisas Eleitorais?

Todas as semanas, sobretudo nos anos eleitorais (mas também antes deles) aparecem pesquisas de intenção de votos. Com elas, existem diversos tipos de reação entre o eleitorado. Várias pessoas simplesmente duvidam delas, sob afirmações como “nunca me entrevistaram”. Já a maioria têm diversas dúvidas sobre como elas são feitas e como interpretá-las.

Aqui, vamos falar brevemente a respeito de como elas funcionam.

Inicialmente, vamos para o início delas. Afinal, como as pesquisas de intenção de voto começam? A resposta pode parecer óbvia, mas precisa ser explicada: por encomenda. Toda pesquisa começa com uma pergunta, que geralmente é feita por quem demanda por ela. No caso das eleitorais, um contratante contata um instituto de pesquisa registrado na justiça eleitoral, que executa a pesquisa.

Justiça Eleitoral convoca 2.284 mesários para trabalhar nas eleições de 2022, em Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região | G1
Créditos: G1

São vários agentes que podem contratar pesquisas de intenção de votos. Partidos políticos, por exemplo, fazem pesquisas de intenção de voto voltadas para circulação interna, o chamado tracking. Veículos de imprensa contratam pesquisas que são divulgadas em seus telejornais e/ou portais, sendo essas as mais comuns com as quais temos contato.

As pesquisas, assim, servem como ferramenta. Ela auxilia a cobertura eleitoral dos jornais ou movimentações de partidos, coligações ou grupos políticos, por exemplo. Para a população, no geral, as pesquisas servem indicador sobre as tendências do que vai acontecer nas eleições – e nunca como uma espécie de previsão!

Como elas são feitas?

Sabendo que elas surgem de demandas por informação sobre tendências do que acontecerá nas eleições, vamos ao ponto principal. Como elas são feitas? O fato de você nunca ter sido entrevistado indica que pesquisas eleitorais não têm credibilidade? Vamos por partes.

Como dissemos, tudo começa com um contato entre alguém que se interessa pela pesquisa e o instituto que a realizará. Por exemplo, um grupo de comunicação contrata um instituto de pesquisas que a executará. Assim, são definidas as metodologias com as quais a pesquisa será feita.

Os institutos de pesquisa fazem uso de dados censitários fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Justiça Eleitoral. Com base nisso, o instituto de pesquisas irá escolher um certo número de pessoas, divididas em várias categorias (idade, classe, sexo, renda, lugar que mora etc.). Elas serão a amostra a partir da qual se analisará a totalidade da população. Há sempre uma margem de erro, já que por melhor e maior que a amostra seja, ela representa uma aproximação da realidade sobre o total da população.

Depois disso, as entrevistas para medir a intenção de votos se divide em duas etapas:

  1. São sorteados os setores censitários em que serão realizadas as entrevistas. Aqui, se definem as localidades ou unidades territoriais onde serão levantados os dados;
  2. São escolhidas as categorias que serão consideradas na pesquisa. Por esse critério, pessoas que se encaixam em certas características em setores sorteados no item 1 serão entrevistadas.

Como seria na prática?

Exemplo: supondo que no seu bairro haja uma proporção de 58% de homens e 42% de mulheres. Um instituto foi contratado para fazer pesquisas na cidade sobre eleições municipais, e seu bairro foi selecionado. Entrevistadores e entrevistadoras do instituto deverão entrevistar pessoas nessa exata proporção de sexos. Deverá seguir essa proporcionalidade em outras características consideradas relevantes também (idade, classe, renda, raça/etnia etc.)

Quantas pessoas são entrevistadas?

Considerando o que vimos, temos de ter em vista que em hipótese alguma a população toda é entrevistada. Na verdade, nem mesmo toda a população de alguma região o é. Como vimos, se dá por recortes. Assim, o número de pessoas entrevistas se dá de acordo com a abrangência da pesquisa.

Dito de outra forma, uma pesquisa para um país como o Brasil ouve mais pessoas que uma para um município, por exemplo.

Mais informações, em post no site Politize!

Folha Sudoeste


Leia Este

Eleições Crédito: Portal Senado Federal

Voto Em Trânsito: Eleitorado Tem Até 18/08

Eleitoras e eleitores terão entre 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *