fbpx
Lula e Propostas Para Eleições 2022

Quais As Propostas De Lula Nas Eleições 2022?

Lula e Propostas Para Eleições 2022No dia 02/06, os partidos que compõem a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) deram início à construção do plano de governo.

O grupo que elaborou a versão preliminar do plano conta com dois participantes de cada um dos partidos envolvidos. São eles PT, PSB, PSOL, PCdoB, PV e Rede Sustentabilidade. Com efeito, ele é coordenado pelo ex-ministro da Educação Aloízio Mercadante (PT). O grupo divulgou que o programa será estruturado em três eixos principais. São eles:

  1. desenvolvimento social e garantia de direitos;
  2. desenvolvimento econômico, sustentabilidade socioambiental e combate à crise climática e;
  3. reconstrução do estado e da soberania e defesa da democracia”.

A versão preliminar pode ser lida aqui.

O documento produzido é preliminar. Ele ainda precisa ser aprovado pela coordenação da campanha e apresentado aos candidatos. Porém, já é possível dizer que suas linhas gerais já estão definidas. Os três eixos definidos já apontam para um plano de governo que seria, por exemplo, uma antítese ao programa de Jair Bolsonaro (PL).

O ponto 1 se contrapõe a um dos eixos centrais da atual presidência e de sua base de apoio mais fiel, o “estado mínimo”. Já no 2,  subentende-se outros pontos contrários à atual agenda do governo do Brasil. Isso porque mais de uma vez Bolsonaro negou a crise climática e vem sendo refratário às políticas de preservação da Amazônia e outros ecossistemas. No 3, já se parte do pressuposto de que o Brasil não está em sua normalidade institucional. Portanto, a ideia seria em torno da retomada do funcionamento da democracia.

Vamos falar de ponto por ponto.

Economia: reversão da agenda liberal pós-2016

Na economia, uma das medidas seria a revogação, pelo menos parcial, do teto de gastos, aprovado por Michel Temer MDB) em 2017. Uma ala do PT defende a revogação total da medida. Esse ponto aparece no discurso do próprio Lula. Contudo, outros partidos da coligação querem uma abordagem mais moderada. Cabe lembrar que o próprio Alkmin foi ferrenho defensor da medida até as eleições de 2018.

Também é discutido um modelo de reforma tributária. A proposta é fazer uma simplificação dos impostos e tributação de grandes fortunas.

Área social: volta do Bolsa Família

N área social, ratifica-se a defesa da volta do programa Bolsa Família, substituído pelo Auxílio Brasil. Apesar de votar a favor, a oposição ao atual governo sempre criticou vários pontos do novo auxílio.  Junto a isso, o PT defende a volta do aumento do salário mínimo acima da inflação. Outro ponto crucial é a revogação, mesmo que parcial, da reforma trabalhista.

Plataforma digital: construção coletiva do programa

Foi decidida também a criação de uma plataforma digital para se contribuir com ideias para o plano de governo. A ideia é que ela funcione até o fim das eleições.

Folha Sudoeste


Leia Este

Lula e Bolsonaro Polarização Para Eleições 2022

Terceira Via: o Que é e Porque Não “Decola” Nas Pesquisas?

Nas pesquisas recentes quanto à eleição presidencial, há um cenário com duas candidaturas principais. De …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *