fbpx
Anvisa

Link Falso Diz Que Anvisa Cadastra Pessoas Para Vacina Contra Covid-19

AnvisaCircula pelas redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, uma mensagem com a imitação do logotipo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nessa mensagem, fala-se em 250.000 vacinas disponíveis contra Covid-19. De acordo com o texto, basta que a pessoa cadastre seus dados para obter uma dose imunizante. Mas a mensagem é falsa, e provavelmente objetiva o roubo de dados para fraudes.

Primeiramente, cabe ressaltar que a Anvisa não tem qualquer incumbência de fazer cadastros para vacinação, cuja função é do Sistema Único de Saúde (SUS) e órgãos ligados a ele, como as secretarias municipais e estaduais de saúde. Em segundo lugar, a mensagem em questão apresenta um link encurtado que não leva ao site da Anvisa.

A Anvisa divulgou em suas redes sociais um aviso dizendo que tal mensagem é falsa. “Este post está circulando nas redes e usando o nome da Anvisa para divulgação de distribuição de vacinas. Isso é falso! A Anvisa não distribui vacinas e não vacina ninguém!”, aparece nos perfis de Facebook e Twitter da agência.

Cabe ressaltar que o portal da Anvisa é acessado no seguinte endereço: https://www.gov.br/anvisa/pt-br. Atenção para o domínio cujo final é gov.br, que geralmente são confiáveis quanto a cadastros de vacinação. Em caso de receber tal mensagem, não insira seus dados, pois trata-se de um provável link mal intencionado, visando roubo de dados para fraude.

Falso calendário de vacinação em Belo Horizonte

Nessa semana, também circulou por aplicativos de mensagem uma notícia falsa sobre um calendário de vacinação em Belo Horizonte. De acordo com a mensagem, já estaria pré-estabelecido na capital de Minas Gerais um calendário que cobre todas as faixas etárias, que seriam imunizadas até o fim do ano.

A mensagem mostra uma extensa lista, que mostra datas distribuídas ao longo do mês de março nas quais iria acontecer a vacinação de pessoas de 74 anos, no início do mês, até 55, ao final do mesmo mês.

Porém, a mensagem também é falsa. E para conferir isso, basta clicar no link que a acompanha, que  é o site oficial da Campanha de Vacinação da Prefeitura de Belo Horizonte, que traz dados atualizados sobre a imunização na cidade, mas sem qualquer menção a tal calendário.

De fato, desde o dia 08 de fevereiro, a prefeitura de Belo Horizonte abriu cadastro para idosos com mais de 89 anos, podendo abrir para outras faixas etárias na medida em que mais doses da vacina forem disponibilizadas. Contudo, não há qualquer calendário ou previsão oficial sobre a vacinação além dessa.

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *