fbpx
Energia Social Desconto Na Conta
Como Ter Tarifa Social Para Energia Elétrica

Luz Para Todos: Programa Atende Estado Do Mato Grosso

Luz Para Todos

O Estado do Mato Grosso será beneficiado em 2021 com mais 1.915 ligações no Programa Luz Para Todos (LPT), do governo federal em parceria com as concessionárias de energia, que objetiva erradicar a exclusão elétrica no país. O programa foi iniciado em 2003, sob o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passa por sua sétima etapa de implementação.

Na atual fase, o Luz Para Todos, em território mato-grossense, é executado pela Energisa Mato Grosso. Com efeito, ele contabiliza 15.111 ligações, sendo 81 delas em terras indígenas, e investimentos de cerca de R$ 385 milhões, que beneficiaram famílias de praticamente todo o Estado.

Famílias de 55 municípios mato-grossenses poderão ser contempladas pelo LPT até setembro de 2021.  Na lista de cidades que serão atendidas estão Aripuanã, Juína, Cotriguaçu, Juara, Colniza, Nova Bandeirantes, Cuiabá, Paranatinga, Comodoro, Claudia, Rondolândia, Confresa, Apiacás, entre outras.

São diversos os benefícios diretos para as populações atendidas pelo LPT. Já existem estudos que relacionam o programa com a diminuição da pobreza e melhoras nas comunidades, como aumento de produção agrícola. Além disso, possibilita melhoras em áreas como educação, saneamento básico e abastecimento de água, possibilitando ainda manter as pessoas na área rural.

Luz rural

O LPT é voltado, sobretudo, para a população rural, muitas vezes com nenhum acesso ou acesso precário à energia elétrica. Um morador do meio rural poderá fazer solicitação, por meio do programa, de eletrificação em uma área que não possua acesso à energia elétrica.

Para registrar o pedido de energia é preciso apresentar um documento de identificação pessoal, como RG e CPF. No momento da solicitação, a concessionária dará ao solicitante um número de protocolo para acompanhar o andamento do pedido.

Após o registro, a concessionária terá um prazo de 30 dias para informar ao interessado como e quando será a instalação da energia em seu domicílio. A Energisa oferece uma tarifa específica para o meio rural.

Plano nacional de universalização da energia

Programa Nacional de Universalização da Energia, o LPT, foi instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003.  Seu objetivo, quando instituído, destinado era propiciar, até o ano de 2010, o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro que ainda não possuísse acesso a energia elétrica.

O prazo para a universalização do acesso a energia foi prorrogado através da resolução normativa nº 365 de 19 de maio de 2009, na qual estabelecia novas metas de universalização das concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica.

Para mais informações, os interessados devem procurar a concessionária de sua região.

Folha Sudoeste


Leia Este

Grife De Luxo Christian Dior

Coleções De Luxo Da Grife Christinan Dior

O criador da Christian Dior S.A, chamado Christian Dior (Nascido em 1905 e falecido em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *