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Metrô em BH: expansão já foi prometida por vários políticos

O presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a liberação de verbas para a linha 2 do metrô de Belo Horizonte. Iniciada em 1980, as obras do metrô da capital mineira nunca foram efetivamente terminadas. Ainda assim, a linha 1 foi concluída em 1997. O anúncio de ampliação, apesar de causar algum otimismo na população quanto à conclusão de uma melhoria do transporte público que dura 40 anos, deixa uma importante ressalva. Nas últimas décadas, houve outros anúncios de ampliação do metrô em Belo Horizonte que, por problemas variados, nunca saíram do papel.

Expansão para a Copa de 2014

No ano de 2008, sob o governo Aécio Neves (PSDB), foi anunciado um projeto de ampliação do metrô de Belo Horizonte. Sob o governo federal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi anunciado que governos estadual e federal fariam, posteriormente, formatação da modelagem que seria de uma parceria público-privada (PPP). Os valores anunciados à época giravam em torno de R$ 4 bilhões. Três anos depois, sob governo de Dilma Rousseff (PT), foi aprovada a liberação de R$ 3,16 bilhões para a construção de novas estações para a linha 1 e a construção das linhas 2 e 3. Contudo, o governo estadual, sob Antônio Anastasia (PSDB), não apresentou projeto para a construção das linhas, o que acabou sequer iniciando suas obras. Elas, naquele contexto, visavam a Copa de 2014, que Belo Horizonte foi uma das sedes.

Sondagens em 2012

Durante a eleição municipal de 2012, o então candidato a se reeleger Marcio Lacerda (PSB) anunciou o início das obras de ampliação do metrô de Belo Horizonte. Chegou-se a ser colocado no ar a página de uma empresa chamada Metrominas, que seria criada para essas obras de ampliação e gestão público-privada do metrô na capital mineira. Às vésperas da eleição, algumas obras, no caso perfurações em ruas centrais de BH para sondagens de resistência do solo, foram realizadas. Contudo, depois de Lacerda reeleito, os resultados da sondagem jamais foram revelados, o site da Metrominas parou de ser atualizado e saiu do ar e as obras sequer foram iniciadas.

Agora vai?

Com o anúncio do atual presidente nesta semana, cria-se novamente a expectativa da conclusão do metrô de Belo Horizonte. Porém, a liberação de recursos não garante que elas serão realizadas. No cronograma divulgado, mostra que no melhor cenário possível, todos os procedimentos só teriam fim ao final de 2021. A deputada federal Áurea Carolina (Psol/MG) explicou em seu Twitter ser necessário, ainda, aval da justiça para se confirmar o repasse. Ainda que confirmado, nenhuma obra será iniciada antes de 2022, dada a necessidade de estudos de viabilidade e procedimentos de licitação.

Folha Sudoeste


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