Os pagamentos do PIS/Pasep vão acontecer pela Caixa Econômica Federal e em parceria com o Banco do Brasil, com a previsão de ocorrer até o dia 29 de dezembro deste ano. Já é possível conferir os valores atualizados.
O direito ao abono salarial pode ser conferido através do CTPS Digital, que se encontra disponível tanto para download tanto para o sistema Android como no iOS. O app trata de informar os valores que foram devidos tanto aos inscritos no PIS, que vale tanto para os trabalhadores da iniciativa privada como também da vida pública, que recebem no sistema Pasep.
Os pagamentos vão ser feitos até o dia 29 de dezembro, de acordo com a data de nascimento, sendo que no caso do PIS, ou do dígito final do número de inscrição do Pasep. Os inscritos no PIS e CNIS vão receber o abono pela Caixa Econômica Federal, enquanto que os inscritos no Pasep vão receber o abono pelo Banco do Brasil.
Quem pode receber o PIS/Pasep?
Vale ressaltar que o benefício será concedido para os trabalhadores que ganhem em média até dois salários mínimos, que precisam estar cadastrados no PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais, que já ocorre há pelo menos cinco anos e a atividade remunerada deve ter registro de ao menos 30 dias no ano.
Para quem não realizou o saque do abono salarial entre os anos de 2019 e 2020, os mesmos vão ter uma nova chance de realizar o saque do benefício até o final do ano. A retirada pode ser feita através do formato digital, pelo aplicativo CTPS Digital, que pode ser baixada tanto na App Store como também na Play Store.
A consulta de informações sobre o PIS/Pasep pode ser feita pela Central de Atendimento 158 ou ao enviar uma solicitação por e-mail.
Como conferir se eu posso receber o abono salarial?
Primeiramente, abra o aplicativo do CTPS Digital e toque no botão de “Entrar”. Logo em sequência, coloque os seus dados da conta Gov.br e pressione o botão de “Entrar”. No seu primeiro acesso, é preciso que seja dada uma autorização.
Já dentro do app para fazer a consulta do PIS/Pasep, é preciso tocar sobre o botão “Abono Salarial”, e esperar até que o sistema inicie a consulta.
Para quem não tiver direito a receber o PIS/Pasep, uma mensagem vai aparecer na tela dizendo que não foi encontrado nenhum abono salarial em referência ao ano pesquisado.
Como surgiu o PIS/Pasep?
O Fundo PIS/Pasep foi o resultado de uma unificação dos fundos que teriam sido constituídos com os recursos do Programa de Interação Social, mais conhecido hoje em dia pela sigla PIS. A criação do Fundo ocorreu desde que foi criada a Lei Complementar Número 07, no dia 07 de setembro de 1970.
A criação do programa PIS/Pasep no Brasil foi de autoria de Emílio Garrastazu Médici, durante o período de ditadura militar que o país esteve entre as décadas de 60,70 e uma parte dos anos 80.