Home / Geral / 5 direitos que os pensionistas do INSS podem ter

5 direitos que os pensionistas do INSS podem ter

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por planejar e realizar uma série de pagamentos no país, que devem ser destinados para a população brasileira. Além da aposentadoria, um dos mais conhecidos entre os segurados é a pensão por morte.

Além de receber o valor da pensão, os pensionistas também garantem um conjunto de benefícios. Porém ainda são muitos os segurados que não conhecem os direitos que eles podem receber como pensionistas ou mesmo através de outros direitos previdenciários.

Neste artigo, segue uma lista com pelo menos 5 direitos que todo pensionista pode obter sem precisar se preocupar:

Acumulo de benefícios

É possível sim ir acumulando os benefícios, desde que já esteja recebendo algum benefício. Esse é um direito que tanto os aposentados como os pensionistas do INSS pouco conhecem e em muitas situações acabam tendo receio de realizar a solicitação, muito por conta da possibilidade de perder o seu benefício.

É uma grande vantagem, que permite que se receba mais de uma pensão previdenciária, tudo dentro dos conformes. Entre alguns dos acúmulos de benefícios que são permitidos, confira a seguir alguns exemplos:

  • aposentados de baixa renda;
  • acúmulo de aposentadoria com o Auxílio Brasil, Salário Família ou qualquer outro benefício que garanta que aquela pessoa se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, também é possível acumular a pensão por morte por aposentadoria e sem ter medo de que ocorra qualquer restrição.

Solicitação de empréstimos

Assim como o acúmulo de benefícios, os aposentados do INSS podem atualmente solicitar para obter um empréstimo consignado. Esse inclusive tem como principal foco o público que é idoso, se encontra em dívidas e faz parte já do INSS.

O valor do empréstimo vai ser descontado diretamente na folha de pagamento todos os meses. É possível solicitar esse empréstimo que se destaca em comparação com os concorrentes no mercado, pois no caso dos bancos privados a taxa de juros costuma ser muito mais alta do que uma modalidade como o consignado para beneficiários do INSS.

Direito de se casar novamente

Muitos pensionistas tem essa dúvida que ao concretizarem um novo patrimônio, isso irá causar alguma interferência em relação à pensão por morte, o que é um mito e precisa ser explicado de uma vez por todas.

No entanto, tanto a viúva como o viúvo, garante todos os direitos de realizar uma nova união matrimonial e que não atrapalha o recebimento da pensão por morte que está recebendo de seu antigo casamento.

Isenção do IPTU

Nem todos os aposentados e pensionistas do INSS conseguem obter esse benefício, que apenas será concedido em alguns casos. Nesse sentido, também é importante salientar que o valor do imóvel do segurado acaba interferindo diretamente para conseguir ou não a isenção.

Revisão do valor a ser recebido

Não podíamos esquecer de citar a revisão do valor do benefício e que pode garantir uma boa fatia aos segurados do INSS. A solicitação deste cálculo é plenamente possível, desde que se tenha em mãos todos os documentos atualizados.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Estabilizador de Celular Eficiente

Estabilizador Para Celular Bem Eficiente e Barato

Se você é apaixonado por fotografia e fazer vídeos para tiktok, sua rede social ou ...