fbpx
Terceira Dose Vacina Covid Quem Pode Tomar

A 3ª Dose Da Vacina Contra Covid-19 Quem Deve Tomar?

Terceira Dose Vacina Covid Quem Pode TomarNa última quarta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou que a será dada uma 3ª dose da vacina contra a covid-19. De acordo com o informa, serão vacinados com essa dose extra pessoas cuja idade é acima de 70 anos, além de imunosuprimidos, conforme definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Dessa forma, tomam a nova dose:

  • idosos com mais de 70 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses;
  • pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) que tomaram a segunda dose há ao menos 28 dias.

Essa dose extra começa a ser aplicada dia 15 de setembro. Pela legislação, municípios têm autonomia para definir as datas e o procedimento da vacinação desses públicos. Assim, é preciso aguardar ou procurar as unidades de saúde e secretarias municipais para se informar.

Recomendações para Imunosuprimidos

Existem algumas recomendações específicas para o grupo dos imunosuprimidos. Primeiramente, é necessário reforçar quem são essas pessoas, segundo o PNI. Na primeira etapa da vacinação, foram considerados imunosuprimidos:

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
  • Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
  • Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Maiores detalhes sobre esse público-alvo e quem pode ser vacinado estão no PNO, a partir da página 36.

Visto esse ponto, algumas recomendações a esse público foram dadas. A primeira, e mais importante, é que a decisão de tomar a 3ª dose deve ser individual, seguindo recomendação médica.

Dito isso, o Ministério da Saúde aconselha aos imunosuprimidos tomarem o reforço preferencialmente quando a doença estiver controlada ou em remissão, ou então em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão. Novamente, é fundamental haver orientação médica quanto a isso. Preferencialmente, o profissional que estiver acompanhando o tratamento em questão.

Quais vacinas serão usadas no reforço vacinal?

O Ministério da Saúde definiu ainda que a 3ª dose deverá ser feita preferencialmente com uma dose da Pfizer ou, de maneira alternativa, com a vacina da Janssen ou da AstraZeneca.

Diminuição de intervalo

O Ministério também informou que o intervalo entre as doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca será reduzido em setembro. Dessa maneira, ele irá passar de 12 semanas para 8 semanas. Contudo, cabe reforçar que o planejamento sobre as datas da vacinação é responsabilidade de cada município.

Assim sendo, quem tomou alguma dessas vacinas deve ter atenção e procurar informações sobre as novas datas junto à secretaria e unidades de saúde de sua cidade.

Folha Sudoeste


Leia Este

Tempo de Aprender Curso De Alfabetização

Tempo De Aprender Cursos Para Desenvolvimento Da Educação

Programa Tempo De Aprender Cursos Para Desenvolvimento Da Educação disponibilizado pelo MEC de forma gratuita …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *