fbpx
Terceira Dose Vacina Covid Quem Pode Tomar

A 3ª Dose Da Vacina Contra Covid-19 Quem Deve Tomar?

Terceira Dose Vacina Covid Quem Pode TomarNa última quarta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou que a será dada uma 3ª dose da vacina contra a covid-19. De acordo com o informa, serão vacinados com essa dose extra pessoas cuja idade é acima de 70 anos, além de imunosuprimidos, conforme definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Dessa forma, tomam a nova dose:

  • idosos com mais de 70 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses;
  • pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) que tomaram a segunda dose há ao menos 28 dias.

Essa dose extra começa a ser aplicada dia 15 de setembro. Pela legislação, municípios têm autonomia para definir as datas e o procedimento da vacinação desses públicos. Assim, é preciso aguardar ou procurar as unidades de saúde e secretarias municipais para se informar.

Recomendações para Imunosuprimidos

Existem algumas recomendações específicas para o grupo dos imunosuprimidos. Primeiramente, é necessário reforçar quem são essas pessoas, segundo o PNI. Na primeira etapa da vacinação, foram considerados imunosuprimidos:

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
  • Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
  • Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Maiores detalhes sobre esse público-alvo e quem pode ser vacinado estão no PNO, a partir da página 36.

Visto esse ponto, algumas recomendações a esse público foram dadas. A primeira, e mais importante, é que a decisão de tomar a 3ª dose deve ser individual, seguindo recomendação médica.

Dito isso, o Ministério da Saúde aconselha aos imunosuprimidos tomarem o reforço preferencialmente quando a doença estiver controlada ou em remissão, ou então em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão. Novamente, é fundamental haver orientação médica quanto a isso. Preferencialmente, o profissional que estiver acompanhando o tratamento em questão.

Quais vacinas serão usadas no reforço vacinal?

O Ministério da Saúde definiu ainda que a 3ª dose deverá ser feita preferencialmente com uma dose da Pfizer ou, de maneira alternativa, com a vacina da Janssen ou da AstraZeneca.

Diminuição de intervalo

O Ministério também informou que o intervalo entre as doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca será reduzido em setembro. Dessa maneira, ele irá passar de 12 semanas para 8 semanas. Contudo, cabe reforçar que o planejamento sobre as datas da vacinação é responsabilidade de cada município.

Assim sendo, quem tomou alguma dessas vacinas deve ter atenção e procurar informações sobre as novas datas junto à secretaria e unidades de saúde de sua cidade.

Folha Sudoeste


Leia Este

ETE PE Inscrições 2021 Cursos Técnicos

Atualmente as cidades de Pernambuco dispõe de uma rede ampliada em instituições que disponibilizam o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *