Banco Central deverá divulgar mais uma data de valores a receber

O Banco Central deverá realizar até o final do ano a divulgação de uma nova data dos valores a receber, mais conhecido como aqueles saldos que foram esquecidos em contas bancárias. Esse processo já havia começado no início do ano, a partir do momento em que o BACEN liberou o sistema Valores a Receber.

As pessoas podiam ter acesso a esses dados após realizarem uma pesquisa rápida, onde a informação dizia que haviam valores para receber que tinham sido esquecidos em bancos, valores que poderiam ser advindos de várias maneiras, como juros que foram cobrados indevidamente em transações.

Até o final da primeira fase, a estimativa é que tenham sido recuperados até R$ 245 milhões, de acordo com os dados que haviam sido divulgados no mês de abril e menos 2,85 milhões de cidadãos que haviam realizado o resgate desse dinheiro. Desde aquele mês, muitas pessoas ainda estão no aguardo para poder saber a nova data dos valores a receber e que o Banco Central deverá divulgar.

Veja o que ocorre atualmente quando se entra no sistema do Banco Central

Atualmente, para quem tentar acessar o site do valores a receber, o mesmo será automaticamente informado com a seguinte mensagem: “ consultas ao Sistema de Valores a Receber estão suspensas”, sem uma data que mostre quando o sistema vai voltar a funcionar.

De forma com que possa deixar a população mais tranquila, o Banco Central passou desde já a informar que os valores em questão seguem seguros em conta e sem riscos de que sejam roubados.

Segunda fase garante modificações

Outro ponto que precisa ser ressaltado é que embora mudanças já tenham sido prometidas para ocorrem até a próxima liberação de datas, elas ainda não foram adicionadas, com a única garantia de que foram informadas ao público, sendo que a que obteve maior destaque é em relação ao agendamento.

Falando de forma simples, isso significa que os valores vão poder ser resgatados já na primeira consulta. Além de tudo isso, é esperado que novos meios vão ser atribuídos, como para aqueles que já tenham retirado uma determinada quantidade e que vão realizar uma análise prévia para saber se terão valores a receber.

Entre as diversas situações que podem resultar em ter valores a receber, algumas já deixam tudo bem claro, como tarifas que foram cobradas indevidamente, contas de registro que estiveram mantidas por corretoras de títulos cobradas de forma indevida ou mesmo para pessoas com liquidação extrajudicial.

Qual a data para começar a Segunda fase?

Após três meses de greve dos servidores, o Banco Central ainda não deu muitos detalhes sobre a próxima data que irá liberar para receber os valores esquecidos e que certamente quando for liberado outra vez as datas para realizarem as consultas, para que possamos aqui informar outro editorial.

De acordo com os relatórios do Banco Central que foram informados ainda no primeiro semestre do ano, a grande maioria dos brasileiros teria para receber apenas R$ 1, infelizmente valores que são irrelevantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima