fbpx
BC projeta pico da inflação entre abril e maio

BC projeta pico da inflação entre abril e maio

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a expectativa criada para o pico da inflação deverá ser adiada por mais um tempo. Em um evento recente que aconteceu na cidade de São Paulo, Campos Neto afirmou que o Banco do Brasil tinha como expectativa que o pico da inflação ocorreria entre o mês de dezembro de 2021 e o mês de janeiro deste ano.

Portanto, com a quebra da safra que aconteceu neste início de ano e o aumento nos valores do petróleo no mercado internacional contribuíram para que houvesse uma postergação no pico da inflação. Ainda de acordo com presidente do Banco Central, acredita-se que o pico ocorrerá entre os meses de abril e maio e que, após este período, haverá uma queda ainda mais rápida da inflação.

Campos Neto afirmou que o mercado de crédito brasileiro permanece saudável, mesmo que esteja em constante desaceleração. E ainda, reconheceu que o endividamento das famílias brasileiras vem piorando drasticamente.

Porém, isto não vem sendo algo que tem chamado muito a atenção por enquanto. Segundo ele, o Banco Central se preocupa com as pessoas que se encontram nestas situações e que tem projetos para quem está endividado e para quem está negativado. Quer saber o que mais o presidente do Banco Central declarou durante sua entrevista? Continue a leitura aqui conosco.

PEC dos combustíveis

Roberto Campos Neto mencionou durante a sua entrevista no evento da Esfera Brasil sobre o aleta emitido à ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do mês de fevereiro sobre a PEC dos combustíveis, que é um assunto amplamente discutido entre o Congresso e o Governo.

O Banco Central deixou claro que as medidas tomadas sobre os preços de curto prazo não surtem nenhum efeito estrutural sobre a inflação.

O Governo conseguiu controlar os gastos mesmo com os números da inflação estando nas alturas. Campos Neto ainda falou que parte da “ansiedade” a respeito da trajetória fiscal tem a ver com a perspectiva de crescimento estrutural baixo no país.

É necessário que se descubra qual agenda é a mais importante para o investidor ver o crescimento estrutural cada vez mais alto.

PIB

O presidente também falou sobre os números que foram divulgados este mês sobre uma melhora no desempenho da economia no fim de 2021. Ele ainda disse que a esperança é que as estimativas do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 aumente.

Por outro lado, o presidente destacou que a confiança do consumidor ainda não é baixa em relação ao período pré-pandemia.

Pix

Roberto Campos Neto admitiu, após ocorrerem três episódios de exposição de dados de chaves Pix em um período de seis meses, que por conta do crescimento exponencial do mercado de dados, estes tipos de vazamento vão ocorrer com certa frequência.

Ele argumentou que, este tipo de vazamento se tratando de Pix não é algo tão relevante, por não envolverem dados sensíveis. Campos Neto ainda relatou que o Banco Central realiza comunicados de todos os vazamento de dados que envolvem o Pix,

Portanto, o presidente afirmou que não deverá mais comunicar à imprensa quando ocorrer este tipo de incidente, uma vez que a página do Banco Central criada especialmente para comunicar tais vazamentos será atualizada frequentemente. Os vazamentos que ocorrem não são uma exclusividade do Pix, de acordo com Campos Neto, isso ocorre também com as empresas de cartões e de telecomunicações.

Quando questionado sobre quais serão as novidades no sistema de pagamentos instantâneos, o presidente do Banco Central afirmou que em breve serão anunciadas novas funcionalidades, incluindo transferências internacionais.

Conclusão

Gostou do nosso assunto de hoje? Se restou alguma dúvida, entre em contato conosco para bater um papo, será um prazer atende-lo.
Até a próxima!

Folha Sudoeste


Leia Este

Salário mínimo vai chegar a 1.294?

Salário mínimo vai chegar a 1.294?

A última previsão estima que em 2023 o Salário mínimo vai chegar a R$ 1.294, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *