fbpx
Vacina Calendário Cadastro da Vacinação

Belo Horizonte Começa a Vacinar Idosos

Coronavac Vacina SinovacA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou em seu site oficial que idosos com idades entre 86 anos (completos até 28 de fevereiro de 2021) e 88 anos e depois outras idades, que residam na capital mineira começam a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado, dia 13.

De acordo com a estimativa da PBH, é esperado que sejam imunizadas até 24 mil pessoas nessa faixa etária. Para tanto, os centros de saúde da cidade contarão com  48,4 mil doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Essas doses foram repassadas para a PBH nesta quarta-feira (10). Assim sendo, segunda dose será ministrada de duas a quatro semanas após tomar a primeira.

Essa etapa da vacinação pela PBH será realizada em postos de saúde específicos, que estão distribuídos nas nove regionais da cidade. Dessa forma, o idoso na faixa etária contemplada nessa etapa da campanha de imunização, deverá consultar a lista de postos de vacinação disponível no portal da PBH: www.prefeitura.pbh.gov.br/saude/lista-de-postos-de-vacinacao-contra-covid-19-para-idosos-de-86-88-anos.

Atendendo aos critérios e identificando a unidade onde a vacina será ministrada, basta ao idoso comparecer ao local de sua preferência portando documento com foto, comprovante de residência e CPF. Exceto os idosos acamados, apenas aqueles com 89 anos ou mais serão vacinados em casa. Há horários específicos para a vacinação relacionado a cada faixa etária:

  • Das 9h às 12h: pessoas com 86 e 87 anos.
  • Das 12h às 15h: pessoas com 88 anos.

O funcionamento dos centros de saúde, no sábado, será exclusivamente para aplicação da vacina contra Covid-19 nos idosos com idades entre 86 e 88 anos. Não serão aplicadas outras vacinas e nem realizado atendimento à população.

Medidas de segurança

Os centros de saúde nas nove regionais da PBH adotam medidas de segurança específicas, que devem ser respeitadas quando pessoas nessa faixa etária forem se dirigir a eles para a vacinação. Com efeito, entre elas está o uso de máscara obrigatório durante toda a permanência nas unidades, além de não ser permitido qualquer tipo de aglomeração.

Dito isso, é fundamental ater aos critérios dessa etapa da imunização em Belo Horizonte:

  • A vacinação será exclusiva para pessoas nas faixas etárias definidas (86 a 88 anos).
  • Somente serão vacinados idosos residentes em Belo Horizonte.
  • Todos desta faixa etária serão vacinados, então não é necessário chegar mais cedo que o horário previsto, para evitar filas e aglomerações.

Acamados com idade entre 86 e 88 anos

Já aqueles idosos que estiverem acamados e tiverem idades entre 86 e 88 anos, deverão preencher formulário específico, disponível no portal da Prefeitura a partir da próxima segunda-feira, dia 15. Assim sendo, a vacinação será por agendamento e feita em domicílio.

Folha Sudoeste


Leia Este

1 Milhão De Oportunidades Emprego e Cursos

1 Milhão De Oportunidades Emprego e Qualificação

A iniciativa teve sua apresentação nessa Quarta feira, dia Vinte e Oito e já se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *