Home / Economia / Como funciona o Open Finance?

Como funciona o Open Finance?

O Open Finance também chegou a Caixa Econômica Federal, da melhor forma possível, com agilidade e segurança. Assim que se compartilha as informações com a instituição financeira, onde se pode acessar vários produtos e serviços para o seu negócio.

As suas informações serão mantidas com o máximo de segurança pelos bancos, lhe garantindo a solução e a tradição de quem possui um valor a zelar pelas informações dos clientes. Entre as inúmeras vantagens que alguém vai obter ao solicitar o Open Finance, terão a garantia do crédito imobiliário e financiamento.

Seja para qual for o motivo ou necessidade do movimento, a Caixa pensa em diversas soluções para atender o cliente, partindo desde o acesso ao crédito para organizar a sua empresa, compartilhando os seus dados com outras instituições financeiras e sempre garantindo a segurança.

Como compartilhar os dados do Open Finance?

Após a parte de liberar a autorização dos dados para o banco, deve-se confirmar quais dados que podem ser compartilhados com a instituição financeira, como o exemplo da Caixa Econômica Federal. A partir daí, o cliente vai ser direcionado automaticamente para o banco que escolheu.

Nessa etapa, vai ser preciso ter um pouco de atenção, para que o banco possa realizar o redirecionamento. Além disso, não feche a janela de navegação até que o processo seja de fato concluído. Após terminar a autorização dos dados para outro banco, o usuário será direcionado mais uma vez para confirmar o redirecionamento.

Desde o primeiro período em que foi introduzido o Open Finance no Brasil, foi definido um cronograma para que todas as instituições financeiras pudessem realizar a sua adesão, assim como houve no Pix. O procedimento já está sendo implementado por fases e se sabe que bancos como a Caixa estão seguindo todas as exigências regulatórias.

Na primeira fase do Open Finance, os bancos compartilharam os dados sobre os seus principais canais de atendimento, além dos produtos e serviços que seriam ofertados, até que se chegasse na quarta e última fase, em que os clientes ou empresas tratam de compartilhar informações sobre a Previdência, seguros e outros serviços.

Open Banking e Open Finance – O que muda?

O Open Finance se trata de uma evolução para o Open Banking, uma vez que a principal diferença para o Open Banking é a forma como as informações serão compartilhadas, pois antes isso ocorria somente entre as instituições financeiras, sendo que a partir do Open Finance, as empresas também vão poder passar do compartilhamento de dados.

Por se tratar de um Sistema Financeiro Aberto e partir de uma iniciativa que foi tomada no Banco Central do Brasil para promover a inovação, e melhorias na qualidade da oferta de produtos e serviços financeiros que chega até os usuários.

De forma geral, qualquer consumidor vai poder aderir ao Open Finance, tendo autonomia de acessar e obter novos produtos e erviços, tudo isso de forma segura e ágil, ainda mais ao confiar nas principais instituições financeiras do país.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

BNDES LCD Investimento Proposto Título Sem Imposto De Renda

Novo Título De Investimento Do Governo Federal BNDES LCD

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES apresentou ao Congresso Nacional propostas ...