fbpx
Vacina Calendário Cadastro da Vacinação

Como Se Candidatar Para as Doses Que Sobram Nos Postos De Saúde

Vacina Calendário Cadastro da VacinaçãoA vacinação contra a covid-19 no Brasil, até o dia 20 de maio, atingiu somente 10% da população brasileira. Por sua vez, por diversas questões, o ritmo ainda foi desacelerado ao longo do último mês de maio. Dessa maneira, ainda boa parte da população que está dentro da lista de prioridade do Plano Nacional de Imunização (PNI) não foi imunizada até o momento. No entanto, algumas prefeituras tem aberto inscrições para imunização de pessoas que não estão na lista de prioridades.

Mas cabe acrescentar que não existe nada de ilegal com isso. A prática, devidamente autorizada pelo Ministério da Saúde, atende a uma questão logística importantíssima quanto ao processo de vacinação: evitar o desperdício de imunizantes. É fundamental explicar esse ponto.

A maioria dos frascos de imunizantes contêm 10 doses. Depois desses frascos abertos, eles não podem ser guardados depois de reabertos sob risco de perderem a validade. Assim sendo, é necessário que todo o conteúdo do frasco seja consumido inteiramente no mesmo dia, com todas as suas doses.

Critérios de prefeituras e de unidades de saúde

Diante disso, ao invés de correr o risco de perder doses de vacina, que já são escassas e insuficientes no Brasil, as prefeituras optam por criar critérios para que as últimas doses que estiverem sobrando nas unidades de saúde sejam usadas. Lembrando que isso não significa que as pessoas devem correr até as unidades para procurarem essas doses: há critérios, definidos pelas prefeituras, para que tais doses sejam aplicadas.

De acordo com lista divulgada em matéria do Brasil de Fato, vejamos alguns critérios de algumas prefeituras do Brasil sobre esse tipo de aplicação:

São Paulo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informa que nem sempre há doses excedentes nas unidades, e que a orientação é não desprezar nenhuma dose viável de vacina. Para se inscrever para conseguir uma dessas doses, basta procurar uma unidade de saúde onde as doses estejam sendo aplicadas, apresentar um documento de identificação (preferencialmente CPF) e um atestado que comprove a condição de risco, com assinatura e número CRM do médico responsável.

Belo Horizonte

Na capital mineira, as doses remanescentes são aplicadas em idosos acamados e com mobilidade reduzida. Para cadastrar um idoso acamado, é preciso buscar uma unidade de saúde e apresentar seus documentos pessoais, incluindo comprovante de residência.

A vacinação, nesses casos, é feita diretamente na residência dos idosos, sempre a partir das 16h30.

Recife

Em Recife, capital de Pernambuco, o cadastro é feito na página da Prefeitura, que organiza a distribuição por unidade de saúde já prevendo as doses remanescentes por dia.

Outras cidades

As prefeituras possuem autonomia para definir esses critérios. As secretarias de saúde devem divulgá-los e uma orientação nesse sentido pode ser obtida diretamente nas unidades de saúde.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *