fbpx
Empreendedorismo Para Jovem

Horizontes Novo Programa Federal de Empreendedorismo Para Jovens

Empreendedorismo Para JovemFoi lançado pelo governo federal o Horizontes, novo programa de incentivo ao empreendedorismo voltado sobretudo para jovens entre 20 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. Esse programa visa aumentar a qualificação dos jovens para criação e manutenção dos próprios negócios.

Além disso, prevê a capacitação desses jovens,  objetivando auxiliá-los na integração ao mercado de trabalho por meio do nano e micro-empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a orientação vocacional.

Dessa forma, o programa também se orienta para adaptar jovens a realidades decorrentes das mudanças experimentadas no mundo do trabalho. Assim, o programa visa preparar jovens para uma em meio a uma transição tecnológica, demográfica, urbana e socioambiental do mundo do trabalho

O Horizontes é um programa que foi instituído pela portaria 2.558 de 6 de outubro de 2020. sendo desde então gerido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que faz parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O programa tem por objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação, além de ajudar o jovem a criar o seu próprio negócio e a consolidar aqueles negócios já existentes.

Implementação do programa

A implementação do programa Horizontes será realizada por meio de seleções e financiamento de projetos de organizações sociais. Por meio de editais, serão selecionadas àquelas iniciativas que atendam aos objetivos da iniciativa. As ações previstas também serão determinadas por meio de parcerias.

Além da inclusão produtiva, com parcerias entre o programa entidades públicas e privadas diversas e atuantes no Brasil, o programa prevê a realização de diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse de empreender. Dentre os eixos norteadores do programa, estão a emancipação econômica dessa população jovem por meio da inclusão produtiva.

A SNJ instituirá a Comissão de Monitoramento e Avaliação das parcerias firmadas e poderá editar normas complementares para o cumprimento dos objetivos do programa. Está previsto também a criação de um Espaço 4.0, voltado à tecnologias digitais.

Esse Espaço 4.0 deverá ser implementado por meio de convênios com municípios e estados, ou ainda por termo de execução descentralizada com órgãos federais, como os Institutos Federais. Aqui, a seleção vai ser feita também a partir de editais. Estes vão ser feitos pelos municípios e Institutos Federais.

Informações

O Horizontes, segundo a proposta de criação, deverá sempre observar os critérios de vulnerabilidade social para definir o seu público atingido. Editais do programa podem ser acompanhados aqui.

Informações sobre o programa podem ser obtidas nos endereços abaixo:

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Folha Sudoeste


Leia Este

Via Rápida Cursos Abertos

Cursos e Empregos Do Via Rápida Com Bolsa Auxílio

O programa Via Rápida 2021 foi criado pelo governo de São Paulo dentro de um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *