fbpx
Energia Social Desconto Na Conta
Como Ter Tarifa Social Para Energia Elétrica

Mais De 150 Mil Pessoas Perdem Tarifa Social Por Ano No Pará

Energia Social Desconto Na Conta
Como Ter Tarifa Social Para Energia Elétrica

A Equatorial Energia, empresa distribuidora de energia elétrica em estados do norte do Brasil, informou que, no Estado do Pará, cerca de 150 mil pessoas perdem por ano o acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Esse benefício garantido por lei a famílias de baixa renda e que pode chegar a 65% do valor da tarifa beneficia mais de 900 mil paraenses, atualmente. No entanto, muitos outros que poderiam ter o benefício perdem acesso a ele.

Com efeito, a causa mais comum da perda do benefício pelos paraenses é a desatualização do cadastro. Assim sendo, milhares de novas solicitações de cadastro estão sendo indeferidas devido falta de atualização do Número de Inscrição Social (NIS) e do comprovante de renda familiar. Esse número é obtido no processo de cadastramento para o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Uma das formas de evitar esse problema é manter o cadastro atualizado. Para tanto, a Equatorial orienta que beneficiários que possuem o NIS devem fazer o recadastramento junto às Prefeituras Municipais a cada dois anos, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

Com isso, os pedidos poderão ser deferidos e mantidos.

Como se cadastrar?

De acordo com as regras da TSEE, o direito ao desconto é restrito a uma conta contrato por família. É importante ter em vista que a família que tem acesso ao programa precisa atender a alguns critérios pré-determinados. Eles são:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
  • Estar recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
  • Estar inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos que tenha residente portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; e
  • Estar classificado como as classes Residencial ou Rural na subclasse Residencial.

Atendendo a esses critérios, a solicitação pode ser feita das seguintes formas:

  • Pelo site da Equatorial

De posse do seu NIS – Número da Identificação Social, clique aqui e solicite o cadastro.

  • Pelo WhatsApp

Entrando em contato com a Equatorial, através de sua atendente virtual pelo WhatsApp. Caso não consiga acessar pelo link, adicione o número (91) 3217-8200 em sua lista de contatos.

Folha Sudoeste


Leia Este

Governo Federal fará inclusões mensais de inscritos no Cadúnico para a base do Auxílio Brasil

Governo Federal fará inclusões mensais de inscritos no Cadúnico para a base do Auxílio Brasil

Você ainda não sabe como se Como Fazer Cadastro No CadÚnico? Ele é um dos programas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *