fbpx
Guedes pode diminuir IRPJ para 10% em 2022

Declaração do Imposto de Renda pode ser prorrogada novamente

Com a criação da PL 639/2021 que visa prorrogar mais uma vez a declaração do Imposto de Renda e desta vez para 31 de Julho, tudo irá depender de uma sanção do Presidente Jair Bolsonaro.

A Câmara dos Deputados já aprovou o projeto que agora depende da sanção do Presidente da República. Se isso acontecer, os brasileiros terão mais dois meses para reunir os documentos, entregar a declaração e pagar os tributos se for precis

Não é a primeira vez que acontece uma prorrogação do prazo da declaração

Certamente esse PL agradou muita gente. A data inicial para entregar a declaração era até 30 de abril, porém a Receita Federal decidiu prorrogar até 31 de maio, assim como aconteceu em 2020.

Vale salientar que mesmo que aconteça mais uma prorrogação para a entrega da declaração, o calendário para Restituição não irá ser alterado. Os cidadãos que entregarem a sua declaração dentro do período inicial, até 30 de abril, vão receber antes a declaração.

Os contribuintes que tiverem impostos a pagar, podem realizar os pagamentos sem multa até 31 de julho. Existe também a opção de parcelar o imposto em até 6 cotas, desde que não se prolongue além do ano corrente, 2021.

O autor deste projeto de lei foi o deputado Rubens Bueno, do Cidadania-PR. De acordo com o texto do projeto, se entende que existe a necessidade da extensão do prazo da declaração em virtude da pandemia do Coronavírus.

O que a Receita Federal implementou na Declaração do IRPF 2021

Mais uma novidade importante em relação da declaração do IR 2021, é que quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 e recebeu o Auxílio Emergencial durante o ano de 2020, deverá devolver o benefício e também dos seus dependentes caso ele tenha.

Outra situação que aconteceu durante o ano de 2020 e especialmente durante a pandemia, é a quantidade de brasileiros que abriram contas digitais em fintechs e bancos digitais como Nubank ou Banco Inter. Essas Instituições também fornecem os informes de rendimentos e através da conta nesses bancos ou fintechs, também agora é possível receber o valor da restituição.

Antigamente as restituições só podiam ser recebidas em contas-correntes e contas poupanças. Agora também pode escolher a opção “contas de pagamento”.

Fisco agora tem o campo de informe para criptomoedas

Com o crescimento desse mercado no país e uma aceitação por negociar criptos com mais facilidade do que no Mercado de Ações, a Receita Federal criou códigos específicos para a declaração desses ativos.

Veja aqui os termos e os respectivos códigos:

82 – Criptoativo Bitcoin: O Bitcoin é a criptomoeda mais valiosa e com maior número de transações nesse mercado;

82- Outros criptoativos: Outros criptoativos como LINK e XRP estão nessa lista e também devem ser precificados;

89- Demais criptoativos que não são considerados porém servem como tokens de utilidade, classificados como security tokens;

Fique atento no prazo de entrega. Mesmo com o prazo prorrogado até maio e que deve ser renovado até julho deste ano, reúna desde já os documentos e não atrase a sua declaração. Lembrando que alguns critérios mais simples te obrigam a declarar o Imposto de Renda, como simples operações na Bolsa de Valores.

Folha Sudoeste


Leia Este

Grife De Luxo Christian Dior

Coleções De Luxo Da Grife Christinan Dior

O criador da Christian Dior S.A, chamado Christian Dior (Nascido em 1905 e falecido em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *