fbpx
Vale a pena pagar o IPTU e IPVA à vista em 2022?

Vale a pena pagar o IPTU e IPVA à vista em 2022?

Início de ano, passam as festas e logo temos que pensar que uma enxurrada de boletos está chegando para serem quitados. Uma dessas contas que é mais do que necessário pensar com antecedência para realizar o pagamento, são o IPVA e o IPTU, onde quando se realiza o pagamento à vista é oferecido desconto aos contribuintes.

Para quem felizmente não possui dívidas em aberto, aquele dinheiro que poderia ser investido sem risco, acaba passando a ser a sua reserva de emergência para efeitos de comparação. No caso do IPTU e IPVA, na maioria das oportunidades considerando o estado em que você estiver, é possível também realizar o pagamento parcelado, em até duas vezes.

Além do mais, existem outras contas a pagar e que não se resumem apenas ao pagamento de impostos, como o material escolar. A decisão de realizar o pagamento à vista ou não, só irá fazer sentido se a pessoa estiver ciente de como ela poderá ser afetada no caso de não conseguir os descontos no futuro. Nesse momento que é ainda mais importante se obter um bom planejamento financeiro.

IPVA do Rio de Janeiro está oferecendo desconto de até 3% à vista

Para quem possui condições e não precisará fazer nenhum grande esforço, a conta mais correta a se fazer é realizar o pagamento a vista e aproveitar os descontos que são oferecidos por cada federação. Um exemplo para ilustrar bem a nossa definição, é para quem irá ter de pagar o IPVA no estado do Rio de Janeiro, que está no momento com a possibilidade de se obter desconto de até 3% no pagamento à vista.

A entrada é muito importante pois faz toda a diferença na hora da conta e acaba justificando o primeiro parcelamento para quem realiza ou mesmo o pagamento em cota única. O que acontece é que muitas pessoas podem pensar que esse desconto de 3% é muito pouco, mas é justamente ao contrário e vale muito mais a pena do que pagar 1% e pouco ao mês, perdendo esse desconto de 3% então.

Quando vale a pena o desconto do IPTU?

Já no caso do IPTU, o desconto acaba mudando de acordo com cada cidade, pois se trata de um imposto que é pago para o munícipio. Mas a dica é a mesma que já foi comentada para o caso do IPVA, sempre que for possível pagar à vista, pague o IPTU em cota única.

Os descontos geralmente são calculados  para beneficiar quem opta pelo pagamento à vista e não por quem realizar os pagamentos à prazo. Lembrando que os descontos não devem ser pensados apenas para os pagamentos de boletos, mas também para quem realiza compras com cartão de crédito e onde qualquer desconto, qualquer oferta que te possibilite receber cashback, que é a grande aposta das empresas no momento, tudo isso faz a maior diferença e agrega vantagens em seu orçamento.

Lembre-se de jamais deixar o seu cérebro boicotar as suas contas. Evite os pagamentos de contas rápidas!

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *