fbpx
Depois de 20 anos, quais as previsões sobre o Euro que se concretizaram?

Depois de 20 anos, quais as previsões sobre o Euro que se concretizaram?

Desde o dia 1º de janeiro de 2002, o Euro é a moeda oficial de vários países da Europa. Na época, havia muitas expectativas e também muitos medos associados à nova moeda. Neste mesmo ano, 12 países da União Europeia (UE) estavam à beira de perder suas moedas nacionais.

O Euro não era algo totalmente novo na época. A moeda já era usada há três anos e era conhecida como “moeda contábil”, usada para, por exemplo, transferências bancárias ou no comércio internacional.

A utilização desta moeda foi um grande passo em direção ao futuro para a UE, porque conseguiu aproximar os seus membros, e foi também uma grande surpresa, porque ninguém podia prever com certeza o que aconteceria à moeda única.

Foram analisadas algumas previsões feitas por economistas, políticos e observadores na época da negociação da mudança de moedas e, 20 anos depois, verificou se elas se concretizaram. Quer saber quais são? Veja a seguir.

“O Euro será uma moeda de reserva”

Uma moeda de reserva é uma moeda usada em grandes quantidades por muitos governos e instituições. Em 1997, Fred Bergsten, diretor do Peterson Institute for International Economics (PIIE), afirmou que o Euro se tornaria a segunda moeda mais importante do mundo e isso acabaria com o domínio exclusivo do Dólar americano.

Quando falamos sobre moedas de reserva, o Dólar é a número um. De acordo com estatísticas levantadas pelo Fundo Monetário Internacional, cerca de 59,2% de todas as reservas oficiais de moeda no segundo trimestre de 2021 foram de dólares americanos. O Euro está em segundo lugar, com 20,5%.

Em termos de transações internacionais, as duas moedas ocupam a mesma posição. No mês de outubro de 2021, foram transferidos praticamente tantos Dólares americanos (39,1%) quanto Euros (38,1%). Um ano antes, o Euro estava até mesmo um pouco à frente do Dólar.

dólar americano continua liderando o ranking de moeda de reserva global, porém agora, o Euro se estabeleceu como o segundo lugar.

“O Reino Unido adotará o Euro”

Bem, esse acabou sendo provavelmente o maior erro de prognóstico: é certo que o ceticismo em relação ao Euro já era alto no Reino Unido na década de 1990, mas também havia fortes apoiadores.

Para o Primeiro-Ministro da época, Tony Blair, a entrada na Zona do Euro era do interesse de seu próprio país e muitos representantes empresariais também acreditavam que o Euro se tornaria uma moeda paralela que poderia um dia substituir a Libra.

Os próprios britânicos puderam escolher, mas na prática isso nunca aconteceu de verdade. A história tomou outros rumos.

“O Euro nunca será tão forte quanto o Marco Alemão”

Os alemães estavam muito orgulhosos do Marco Alemão, que era considerado uma moeda forte, particularmente estável em valor por um longo período. De acordo com uma pesquisa realizada na época, antes da introdução do Euro como moeda, apenas um quarto dos alemães acreditava que ele seria tão estável quanto o Marco Alemão.

No entanto, o Euro provou ser muito mais resistente do que o Marco Alemão. Desde 2002, a moeda vem perdendo uma média de 1,6% em valor a cada ano. Assim, após 20 anos, o Euro tem mais poder de compra do que a antiga moeda alemã.

É claro que tais comparações devem ser feitas cuidadosamente, pois os períodos são historicamente diferentes: a inflação foi particularmente alta nos anos seguintes à reunificação em 1990. Por outro lado, a crise financeira e da dívida desde 2007 há muito tempo levou a taxas de inflação excepcionalmente baixas na Zona do Euro, mas isso só está começando a mudar devido à pandemia do coronavírus

Conclusão

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as 3 principais previsões que foram feitas sobre o Euro a 20 anos atrás?
Se quer saber mais sobre este tipo de conteúdo, acompanhe nossos artigos e fique por dentro.
Até breve!

Folha Sudoeste


Leia Este

Salário mínimo vai chegar a 1.294?

Salário mínimo vai chegar a 1.294?

A última previsão estima que em 2023 o Salário mínimo vai chegar a R$ 1.294, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *